Linhas Estratégicas:
Com vista a desenvolver a área estratégica da prestação de Serviços à Comunidade, foi elaborado um plano de atividades definindo 5 linhas:
Linha 1- Prestação de serviços ao exterior
Esta Linha estratégica tem uma importante componente de expansão e de desenvolvimento, nomeadamente, na colaboração interinstitucional e na prestação de serviços ao exterior.
Serviços:
- Laboratório de Análises Clínicas
- Consultório +Saúde Mental
Linha 2- Componente pedagógica através da colaboração interinstitucional
A adoção, pela ESSNorteCVP, de um modelo educativo apoiado na aquisição de competências específicas de enfermagem e competências transversais do estudante de Ensino Superior, integra um processo evolutivo de mudança a diversos níveis. A mudança de paradigma de um ensino baseado na transmissão de conhecimentos, para um ensino em que o estudante passa a desempenhar o papel central e ativo na aquisição e desenvolvimento de competências, implica a definição de linhas de orientação e áreas prioritárias no sentido da melhoria sustentada da qualidade do ensino e aprendizagem.
Uma das estratégias para que o estudante passe a desempenhar o papel central e ativo na aquisição e desenvolvimento de competências passa por realizar atividade na comunidade que são enquadradas no âmbito das unidades curriculares ou extra curriculares:
-Formação em Saúde;
-Promoção para a Saúde;
-Comunicação/Informação em Saúde.
Linha 3- Integração em projetos e parcerias nacionais
Segundo definição de alguns autores o termo “projeto” surge como meta unificadora de uma vasta gama de conceitos especialmente importantes no processo de aprendizagem, tendo como denominador comum: a ação realizada com envolvimento pessoal; a intencionalidade dessa ação e a sua inserção num contexto social.
Projetos em desenvolvimento:
- Ifone 112: Aprende a salvar vidas
- SleepWellOAZ
- Antes Que Te Queimes
- Par a Par com a Saúde
Linha 4- Ação cultural, desportiva e artística no exterior
As atividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribui ativamente para a formação complementar e bem estar do estudante. Já existem algumas ações relativas à prática do exercício físico, ao lazer e à cultura direcionadas para os estudantes, dentro ou fora da Escola.
Compete ao GPSC promover, apoiar e incentivar projetos e atividades de índole cultural, desportiva e artística e cívica.
- Rapazinhos Tuna;
- K´Rica Tuna;
- Equipa de Futsal;
- Grupo de Voluntariado.
Linha 5- Contributo para o seu desenvolvimento regional e nacional, adequação a missão institucional
A ESSNorteCVP como instituição de Ensino Superior tem no âmbito da missão a prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento. Integra na sua visão a solidariedade social e voluntariado no apoio à comunidade onde se insere, aspetos que se cruzam com a sua Responsabilidade Social.
Face ao reconhecimento da comunidade científica e profissional, assim como, do conhecimento da ESSNorteCVP junto dos seus parceiros ao longo dos últimos anos, continuamos ativos nas atividades de consultadoria. Assim, a escola integra os seguintes órgãos/instituições:
- Conselho Municipal da Educação
- Conselho Geral dos Agrupamentos de Escolas Soares de Basto
- Conselho Geral dos Agrupamentos de Escolas Ferreira de Castro
- Conselho Municipal Sénior
- Conselho Local de Ação Social de Oliveira de Azeméis
- Conselho Municipal da Juventude
- Conselho Municipal para a Promoção da Saúde
- Observatório da Monitorização e Avaliação do Projeto Educativo Municipal 2013/2017
- Conselho Municipal de Segurança
- Observatório da Violência Doméstica
- Conselho Local de Acompanhamento para Implementação, Monitorização e Acompanhamento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas;
- Observatório da Responsabilidade Social e Instituições do Ensino Superior (ORSIES)
- Rede de Voluntariado do Ensino Superior (R-VES)