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Aprendizagem e Serviço nas Instituições de Ensino Superior 
  
 
Pilar Higuera, docente da Universidade Autónoma de Madrid, partilhou o seu conhecimento e experiência, ao nível da metodologia de Aprendizagem e Serviço, também conhecida por ‘Service Learning’ ou ‘Experiential Learning’. 
Para a especialista em Educação, a aprendizagem-serviço implica que o conhecimento e as atividades das universidades sejam aplicados na resolução de problemas da comunidade. “Aprender prestando um serviço à comunidade é muito poderoso, porque estamos a criar cidadãos competentes, capazes de transformar a sociedade”, sublinhou. 
Apresentou a aprendizagem-serviço como uma forma de educação experiencial, que possibilita ensinar a responsabilidade cívica e fortalecer a comunidade. Exemplificou que o ambiente, a promoção da saúde, a participação cívica, o património cultural e a solidariedade são algumas das áreas nas quais podem ser desenvolvidos os serviços das universidades.  
No seu entender, esta experiência de aprendizagem é fundamental para os alunos desenvolverem competências, como a capacidade de análise, organização, comunicação, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho em equipa e compromisso ético. 
“Aprende-se melhor quando se coloca em prática o que se tenta aprender, e aprende-se mais quando a prática está vinculada a uma necessidade social, porque origina um compromisso”, realçou. 
Esta formação, dirigida a docentes e colaboradores, foi promovida pelo CET@UPT – Center for Excellence in Teaching e decorreu no dia 17 de junho, na qual estiveram presentes a a Prof.ª Doutora Fernanda Príncipe, Prof. Especialista António Ferreira e Prof.ª Doutora Liliana Mota. 

Eventos

Seminário de Aprendizagem e Serviço

15 de junho de 2018, com representação da ESSNorteCVP, pelo prof. Especialista António Ferreira

Seminário de Aprendizagem e Serviço em Portugal


19 e 25 de novembro de 2020, com apresentação de dois projetos da ESSNorteCVP, pelo prof. Especialista António Ferreira.
Foram apresentados e aplaudidos por todos os participantes dezassete projetos, em duas tardes de aprendizagem e troca de experiências. Uma grande evolução no que diz respeito ao desenvolvimento da metodologia de ApS, por parte de todas as IES membro do ORSIES.
E foram identificados insights, parcerias, reflexões e pistas para a continuidade do trabalho sobre ApS nas IES e no ORSIES durante 2021.