Terapias Integrativas e Complementares (TIC) são termos que definem um conceito e ao mesmo tempo uma nova visão e paradigma sobre o modelo assistencial em saúde.
As TIC incluem todas as práticas que promovem e melhoram a saúde e o bem-estar do individuo, tratando e potenciando a sua recuperação em situação de doença.
Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma verdadeira revolução nos cuidados de saúde, pelas diferentes abordagens e formas diferenciadas de atender as inúmeras situações de doença.
As Terapêuticas como Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Homeopatia, Osteopatia, Naturopatia, Fitoterapia e Quiropraxia, encontram-se regulamentadas ou em fase de regulamentação (Lei 71/2013 de 2 de Setembro).
Outras áreas interdisciplinares como diferentes métodos e técnicas de massagem, toque terapêutico, aromaterapia, auriculoterapia, bandas neuromusculares, kinesiologia holísticaintegrativa, têm vindo a merecer lugar de destaque pelo seu desenvolvimento enquanto TIC, ao longo dos últimos anos. Esta adesão massiva, que nos últimos anos tem sucedido um pouco por todoo mundo, demonstra que as Terapias Integrativas otimizam os resultados no tratamento e recuperação de doentes em diferentes áreas de especialidade em saúde. Em Portugal também tem vindo a evoluir, demonstrando e afirmando um lugar de maior exposição e importância.
Muitos estudos científicos têm sido publicados em anos recentes, comprovando a eficácia de resultados em diversas áreas da Medicina Tradicional e Complementar.
Atualmente, já é relativamente comum encontrar a Acupuntura, Toque terapêutico ou Reiki em muitos centros hospitalares por todo o país, sobretudo integrados em Consultas da Dor.
O Curso TIC na Dor procura responder à crescente procura que diferentes terapias têm tido nos últimos anos e ao mesmo tempo procura colmatar uma lacuna na oferta formativa disponível.
Tornou-se pertinente criar uma Pós-Graduação que possa dotar os diferentes profissionais de saúde, com conhecimentos em novas vertentes e áreas de actuação, possibilitando-lhes a informação científica e várias ferramentas que são, indubitavelmente, já muito procuradas pela sociedade, para o tratamento de um sem número de condições de doença, com especial atenção sobre a dor enquanto sinal vital e centrada nas diferentes fases do ciclo vital.
Profissionais de saúde, incluindo Profissionais de Saúde das TNC´s (com cédula).
O profissional de saúde com o Curso de Pós-Graduação em Terapias Integrativas e Complementares no Tratamento da Dor deve assegurar as competências necessárias para aplicar de forma holística e integrada diferentes técnicas de tratamento recorrendo às terapias integrativas e complementares especialmente em quadros clínicos de dor, sem usurpação de funções dos profissionais das Terapêuticas Não Convencionais com legislação própria.
Presencial
Português
O projecto de desenvolvimento profissional nestas áreas específicas permite a aquisição de competências em áreas diferenciadas como o DESPORTO, a SAÚDE COMUNITÁRIA, GERIATRIA E CUIDADOS PALIATIVOS ou a vertente HOSPITALAR, nos diferentes ciclos de vida.
Este curso está organizado por áreas específicas, que permitem ao profissional de saúde ser ator e autor do seu próprio projecto de desenvolvimento profissional e académico, ao seu ritmo, podendo optar por fazer alguns módulos (Unidades Curriculares Isoladas) ou a pós-graduação na íntegra.
Os objetivos visam dotar os estudantes das competências necessárias, para:
• Providenciar tratamentos e promover a saúde com recurso a Terapias Integrativas e
Complementares na Dor.
• Providenciar tratamentos e promover a saúde com especial intervenção sobre a Dor,
recorrendo a técnicas de Medicina Oriental, a Massagem Tui Nà, Shiatsu, Massoterapia e Drenagem Linfática, Reflexologia Clínica, Auriculoterapia, Bandas Neuromusculares, Toque Terapêutico e Aromaterapia, tendo por base os fundamentos filosóficos orientadores de cada área terapêutica.
• Providenciar conhecimentos em Anatomia palpatória orientada para a clínica, Técnicas Manipulativas e Testes de Avaliação Diagnóstica e Kinesiologia Holística integrativa aplicada à Dor será fundamental para potenciar as diferentes técnicas terapêuticas das demais Unidades Curriculares.
• Elaborar diagnósticos, prescrever e aplicar terapêuticas, segundo os diferentes princípios orientadores das Unidades Curriculares, e integrá-las dentro de áreas como “saúde desportiva”, “saúde comunitária” ou “intervenção em unidades de saúde”, “Geriatria”, “Cuidados Paliativos”, conforme a sua aplicação e relação com a Dor enquanto Foco orientador da prática e Sinal Vital.
• Utilizar técnicas de reabilitação nas diferentes áreas de intervenção.
- Ricardo Picão Caldeira Rodeia - ricardo.rodeia@essnortecvp.pt
DL n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 65/2018, de 16 de agosto