Menu
Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 1.5
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4216
Partilhar curso

Métodos de ensino

Recurso a leitura e análise de conteúdos por parte dos formandos e interpretação com base na experiência profissional; Método interrogativo com formulação de questões; Pesquisa de artigos relacionados com a Unidade Curricular.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Definir e caracterizar a Medicina Integrativa e suas terapias no contexto do Modelo de Saúde Global;
  • Caracterizar o desenvolvimento e evolução das Terapias Integrativas e Complementares em Portugal e no Mundo;
  • Compreender o papel dos diferentes Profissionais de Saúde numa abordagem Holística e Integrativa;
  • Definir as diferentes áreas terapêuticas emergentes;
  • Definir, Compreender e consolidar o conceito de Holísmo com base nos diferentes conceitos (Oriente vs. Ocidente);
  • Compreender o Conceito da atividade energética no organismo como percursor do Teorema Energia, Função, Estrutura;
  • Saber aplicar o Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Associação Portuguesa do Estudo da Dor.

Competências:

  • Compreende e caracteriza o conceito de Terapia Integrativa e Complementar no contexto nacional e internacional;
  • Compreende as mudanças do pensamento social que culminam com a necessidade de redefinir o Modelo de Saúde Global;
  • Compreende a necessidade de complementaridade e integração entre a Medicina/saúde alopática e as Terapias emergentes com base no pensamento holístico e benefício do ser humano;
  • Analisa criticamente a importância da complementaridade e integração num Modelo de Saúde Global;
  • Desenvolve pensamento crítico sobre os impactos potenciais nos diferentes níveis de cuidados de saúde (primário, secundário e terciário);
  • Compreende a relação custo-benefício em Saúde;
  • Aplicar o Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Associação Portuguesa do Estudo da Dor.


Estagios

Nao


Programa

  • O Caminho percorrido: das Terapias Alternativas às Terapias Integrativas e Complementares.
  • O Enquadramento Legal de algumas Terapias Integrativas e Complementares: as TNC´s – Terapêuticas Não Convencionais.
  • O pensamento holístico aplicado à Saúde: Do microcosmos ao Macrocosmos; O Taoísmo e a Física Quântica – as semelhanças à luz da teoria Yin-Yang; Os sistemas vivos e a teoria de Gaya; dos diferentes aparelhos e sistemas até à diferenciação celular; Teoria Filogénica vs. Teoria Ontogénica.
  • Matéria e Energia – a Terapia Energética – o circuito bioenergético humano como percursor primário de desequilíbrio/doença.
  • As Etapas de Desequilibrio/Doença: Energética, Funcional, Estrutural.
  • Bases da fisiognomia e Diagnose Visual: os sistemas reflexos e somatotópicos.
  • Apresentação introdutória das diferentes terapias a abordar.
  • A Medicina Energética e as Terapias Orientais:

- Conceito de Qi/Prana – Energia Vital;

- Os Centros de Energia – Chackras e o Sistema de Meridianos de Energia e pontos/”cavidades”;

- O conceito Yin-Yang;

- O Wu Xin – Lei dos 5 Elementos, Movimentos e Fases;

- O Sistema Zang-Fu ( Órgãos e Vísceras);

- As substâncias Básicas e os Três Tesouros;

- Seminário: Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Aplicação do Guia.


Métodos de Avaliação

Exame Final

Prática: 30.0%

Trabalho individual: 70.0%


Itens Bibliograficos


Partilhar curso