Menu
Resumo da Cadeira
Curso Terapias Integrativas e Complementares no Tratamento da Dor
Estado Candidaturas abertas
Regime Pós-laboral
Ano 1º Ano
ECTS 3
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Enquadrar e reconhecer a evolução histórica da massagem e da drenagem linfática manual (DLM);
  • Reconhecer os efeitos, indicações e contraindicações da massagem e da DLM;
  • Reconhecer a importância da anamnese e de um plano de tratamento;
  • Reconhecer a importância da preparação do espaço e do profissional;
  • Listar equipamentos necessários/adequados à massagem e DLM;
  • Identificar e aplicar técnicas de massagem;
  • Executar massagem ocidental, incorporando várias técnicas massoterápicas e respeitando os princípios éticos, de biomecânica, de higiene e posicionamento do cliente;
  • Executar técnicas de DLM segmentar, respeitando os princípios éticos, de biomecânica, de higiene e posicionamento do cliente.

Conteúdos programáticos        

  • História e enquadramento da massagem e da drenagem linfática manual (DLM);
  • Efeitos, indicações e contraindicações da massagem e da DLM;
  • Anamnese e avaliação para um plano de tratamento;
  • Preparação do profissional e do espaço;
  • Equipamentos e consumíveis necessários à massagem e DLM;
  • Posicionamento e cobertura do cliente;
  • Manobras e fluxo da massagem ocidental;
  • Técnicas e protocolos de tratamento segmentar de DLM;
  • Biomecânica corporal e ergonomia na massagem e na DLM.

Metodologias/
Avaliação

Será́ utilizada uma metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa, com:

  • Exposição de conteúdos e discussão dos mesmos à luz das experiências profissionais dos formandos;
  • Análise de artigos científicos relacionados com a Unidade Curricular;
  • Discussão dos progressos efetuados na área da prática baseada na evidência;
  • Aplicação prática de técnicas manuais de massagem ocidental e de drenagem linfática manual;
  • Participação dos formandos na construção de soluções para situações reais dos cuidados.

Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...
Partilhar curso