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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender o contributo dos referenciais teóricos em Supervisão Clínica;
  • Desenvolver o expertise no processo de tomada de decisão e raciocínio clínico na Supervisão Clínica;
  • Identificar os fatores que influenciam a tomada de decisão e o raciocínio clínico;
  • Desenvolver capacidade de conceção de cuidados de enfermagem na Supervisão Clínica.

Conteúdos programáticos        

A relevância dos referenciais teóricos na Enfermagem;

 Pensamento crítico para o processo de tomada de decisão e resolução de problemas de enfermagem:

  • Fases do processo de tomada de decisão
  • Processo de tomada de decisão baseado na evidência
  • Processo de tomada de decisão baseado nos dados
  • Tomada de decisão colaborativa
  • Fatores que influenciam o processo de tomada de decisão

Terminologias e Ontologias de Enfermagem

O conhecimento formal e o saber práxico na conceção de cuidados:

  • Capacidade de Raciocínio clínico
  • Desenvolvimento do raciocínio clínico e do conhecimento na prática clínica

Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão em Enfermagem

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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