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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar conhecimentos sobre os focos de instabilidade e intervenções de enfermagem adequadas às necessidades da criança/jovem em situação de especial complexidade;
  • Adquirir competências em suporte avançado de vida pediátrico;
  • Demonstrar conhecimentos sobre a gestão diferenciada da dor e do bem-estar da criança/jovem;
  • Demonstrar conhecimentos em doenças raras e intervenção de enfermagem apropriada;
  • Explicar a intervenção de enfermagem especializada na promoção da adaptação da criança/jovem e família à doença crónica, oncológica, deficiência ou incapacidade;
  • Demonstrar conhecimentos sobre o cuidar facilitador da “dignificação da morte” e dos processos de luto.
  • Discutir sobre os ganhos em saúde do recurso às terapias de enfermagem comuns e complementares, baseando-se na evidência científica.
  • Promover conhecimentos na área das terapias complementares.

Conteúdos programáticos

  • Gestão de cuidados ao recém-nascido, criança e jovem em situação de instabilidade ou falência orgânica relacionada com as funções vitais e risco de morte;
  • Gestão da dor na criança;
  • Recém-nascido/criança e jovem em situação de doença rara;
  • Promoção da adaptação da criança/jovem e família a doença crónica, doença oncológica, deficiência e incapacidade;
  • Cuidados centrados na família em situações de fim de vida;
  • Terapias complementares.

Metodologias/
Avaliação

A nota final da avaliação contínua é calculada com base no somatório das classificações obtida por uma frequência com ponderação de 40%, trabalho de grupo com ponderação de 25% e prova prática com ponderação de 35%. O estudante que obtenha nota igual ou superior a 10 valores, na avaliação contínua, aplica-se o disposto no capítulo IV – Regulamento de Avaliação do aproveitamento dos estudantes, do Regulamento Pedagógico.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Luísa Marmé

Assistentes: Ana Pinho, Ana Rufino, Céu Santos, Paula Nogueira

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