O exercício de Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas é determinante para assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa com risco de alteração da viabilidade tecidular e/ou ferida e à família/cuidador, garantindo a qualidade e segurança da prática profissional. Visa responder ao processo de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital e família/cuidador, fruto da complexidade inerente à sua situação. O exercício profissional de Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas implica o domínio da disciplina, o conhecimento profundo da evidência científica e dos procedimentos técnicos complexos, por forma a garantir um acompanhamento integral e seguro, com intervenções efectivas e eficazes para a viabilidade tecidular, prevenção de feridas, processo de cicatrização, processos de adaptação, capacitação para a autonomia e gestão de sintomas e qualidade de vida da pessoa com risco de e/ou ferida (OE, 2024). Reconhece-se a importância dos ganhos em saúde que os cuidados de Enfermagem têm para a pessoa com risco de alteração da viabilidade tecidular e/ou ferida e à família/cuidador, sendo estes os profissionais mais dotados de competências na resposta efetiva a este problema de saúde. Efectivamente o Enfermeiro com competência acrescida em Viabilidade Tecidular e Feridas é detentor de competência efetiva e demonstrada para a prestação de cuidados de enfermagem, formação e/ou investigação, na área da viabilidade tecidular e feridas, com pensamento sistematizado no domínio da disciplina e uma prática informada na evidência.
Poderão candidatar-se à pós-graduação detentores de grau de licenciado em Enfermagem.
Destinado a profissionais que procuram excelência e inovação na sua prática clínica no âmbito da viabilidade tecidular e feridas.
B_Learning
Português
Desenvolver competências em viabilidade tecidular e feridas através de um processo de gestão de cuidados de enfermagem específicos, integral e seguro, com intervenções efetivas e eficazes na prevenção de feridas; no processo de cicatrização; nos processos de adaptação e gestão de sintomas e na qualidade de vida da pessoa com risco e/ou ferida, potenciando a reconstrução da sua autonomia.
Objetivos específicos:
a) Desenvolver competências para uma prática profissional, ética e legal, em Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas, de acordo com as normas legais, os princípios éticos e a deontologia profissional.
b)Desenvolver competências para o exercício de Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas através de um processo de prestação e gestão de cuidados de enfermagem de elevada perícia, num contexto de atuação multidisciplinar, garantindo um acompanhamento dinâmico e integral, preventivo, efetivo, seguro e oportuno, promovendo uma transição segura no processo de adaptação.
- Igor Emanuel Soares Pinto - igor.pinto@essnortecvp.pt
DL n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 65/2018, de 16 de agosto
A Pós-Graduação em Viabilidade Tecidular e Feridas é cofinanciada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto Platform For a Global Health - Qualification of Human Health Resources (Programa Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos).
Ano Letivo 2023/2024 (1º Curso)
Ano Letivo 2024/2025 (2º Curso)