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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Misto
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100618
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.

Ao longo das sessões letivas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos em função dos objetivos a atingir. Pelo caráter teórico e teórico-prático, serão promovidos momentos de partilha de experiência, permitindo a reflexão e integração dos conteúdos lecionados nos problemas.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Elaborar plano de cuidados centrado na pessoa com ferida e/ou risco de alteração de viabilidade tecidular e família/cuidador;
  • Gerir o processo de cuidados atendendo à condição da pessoa, especificidades e no respeito pela priorização.

Competências:

  • Interpreta dados, com foco na informação que releva para o processo de cuidados à pessoa com ferida e/ou risco de alteração de viabilidade tecidular e família/cuidador;
  • Integra a pessoa com ferida e/ou risco de alteração de viabilidade tecidular e família/cuidador no processo de cuidados e inerente processo de tomada de decisão. 


Estagios

Nao


Programa

  • Conceitos e objetivos da metodologia de gestão de caso;
  • Planeamento, intervenção, monitorização e avaliação do processo de cuidados;
  • Necessidades individuais e específicas da pessoa com ferida complexa;
  • Papel da equipa multidisciplinar;


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Frequência: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho Individual: 100.0%


Itens Bibliograficos

  • Bulechek, G.m., Butcher, H.k., &Amp; Dochterman, J. M. (2010). Classificação Dos Intervenções Enfermagem (Nic). Elsiver
  • Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015).  Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). Elsevier.
  • Masters, K. (2015).  Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Jones &Amp; Bartlett Learning.
  • Moorhead, S., Johnson, M., Mass, M. &Amp; Swanson, E. (2010). Classificação Dos Resultados De Enfermagem (Noc). Elsiver
  • Mota L, Melo R, Silva C, Príncipe F, Pereira H, Alvarenga M, &Amp; Soares S. (2022). Nursing Case Management In The Palliative Care: Scoping Review. Npt. 9(3):183-192.
  • Mota, L. (2018). Um Modelo De Acompanhamento De Enfermagem: A Gestão De Casos. Mauritius, Portugal: Novas Edições Académicas.
  • National Academies Of Sciences, Engineering, And Medicine. (2021). The Future Of Nursing 2020-2030: Charting A Path To Achieve Health Equity. The National Academies Press. Https://Doi.org/10.17226/25982.

 


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