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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 1.5
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4216
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Métodos de ensino

Recurso a leitura e análise de conteúdos por parte dos formandos e interpretação com base na experiência profissional; Método interrogativo com formulação de questões; Pesquisa de artigos relacionados com a Unidade Curricular.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Definir e caracterizar a Medicina Integrativa e suas terapias no contexto do Modelo de Saúde Global;
  • Caracterizar o desenvolvimento e evolução das Terapias Integrativas e Complementares em Portugal e no Mundo;
  • Compreender o papel dos diferentes Profissionais de Saúde numa abordagem Holística e Integrativa;
  • Definir as diferentes áreas terapêuticas emergentes;
  • Definir, Compreender e consolidar o conceito de Holísmo com base nos diferentes conceitos (Oriente vs. Ocidente);
  • Compreender o Conceito da atividade energética no organismo como percursor do Teorema Energia, Função, Estrutura;
  • Saber aplicar o Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Associação Portuguesa do Estudo da Dor.

Competências:

  • Compreende e caracteriza o conceito de Terapia Integrativa e Complementar no contexto nacional e internacional;
  • Compreende as mudanças do pensamento social que culminam com a necessidade de redefinir o Modelo de Saúde Global;
  • Compreende a necessidade de complementaridade e integração entre a Medicina/saúde alopática e as Terapias emergentes com base no pensamento holístico e benefício do ser humano;
  • Analisa criticamente a importância da complementaridade e integração num Modelo de Saúde Global;
  • Desenvolve pensamento crítico sobre os impactos potenciais nos diferentes níveis de cuidados de saúde (primário, secundário e terciário);
  • Compreende a relação custo-benefício em Saúde;
  • Aplicar o Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Associação Portuguesa do Estudo da Dor.


Estagios

Nao


Programa

  • O Caminho percorrido: das Terapias Alternativas às Terapias Integrativas e Complementares.
  • O Enquadramento Legal de algumas Terapias Integrativas e Complementares: as TNC´s – Terapêuticas Não Convencionais.
  • O pensamento holístico aplicado à Saúde: Do microcosmos ao Macrocosmos; O Taoísmo e a Física Quântica – as semelhanças à luz da teoria Yin-Yang; Os sistemas vivos e a teoria de Gaya; dos diferentes aparelhos e sistemas até à diferenciação celular; Teoria Filogénica vs. Teoria Ontogénica.
  • Matéria e Energia – a Terapia Energética – o circuito bioenergético humano como percursor primário de desequilíbrio/doença.
  • As Etapas de Desequilibrio/Doença: Energética, Funcional, Estrutural.
  • Bases da fisiognomia e Diagnose Visual: os sistemas reflexos e somatotópicos.
  • Apresentação introdutória das diferentes terapias a abordar.
  • A Medicina Energética e as Terapias Orientais:

- Conceito de Qi/Prana – Energia Vital;

- Os Centros de Energia – Chackras e o Sistema de Meridianos de Energia e pontos/”cavidades”;

- O conceito Yin-Yang;

- O Wu Xin – Lei dos 5 Elementos, Movimentos e Fases;

- O Sistema Zang-Fu ( Órgãos e Vísceras);

- As substâncias Básicas e os Três Tesouros;

- Seminário: Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Aplicação do Guia.


Métodos de Avaliação

Exame Final

Trabalho individual: 70.0%

Prática: 30.0%


Itens Bibliograficos


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