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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as características do aparelho urinário e do aparelho reprodutor feminino;
  • Identificar as competências, princípios e fundamentos da actuação do osteopata em uroginecologia e obsterícia;
  • Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
  • Conhecer, avaliar e intervir adequadamente nas principais patologias associadas à uroginecologia e à obstrícia;
  • Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das diferentes técnicas osteopáticas utilizadas em uroginecologia e obstetrícia;
  • Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em uroginecologia e obstetrícia, enumerando as suas indicações e contra-indicações.

Conteúdos programáticos

  • Princípios, fundamentos e raciocínio clínico em osteopatia aplicada à uroginecologia e obstetrícia;
  • Revisão anatómica do aparelho urinário e do aparelho reprodutor feminino;
  • Papel do osteopata no tratamento das esferas uroginecológica e obstetríca;
  • Avaliação osteopática e instrumentos de avaliação;
  • Aspetos somato-hormonais;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Nocões de tratamento alopático - medicação;
  • Diagnóstico e decisão na intervenção osteopática em uroginecologia e obstetrícia;
  • Patologias mais comuns em uroginecologia e obstetrícia;
  • Intervenção osteopática nas patologias mais comuns em uroginecologia e obstetrícia;
  • A Osteopatia na grávida e cadeias lesionais pós-parto;
  • Cefaleias e enxaquecas;
  • Técnicas funcionais osteopáticas - especificidades da intervenção em osteopatia;
  • Importância da intervenção estrutural, sacro-craniana, craniana e visceral em uroginecologia e obstetrícia; Indicações e contraindicações da Osteopatia em uroginecologia e obstetrícia; Discussão de casos clínicos.

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

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