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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer e avaliar as disfunções osteopáticas da coluna cervical, cintura escapular e membro superior.
  • Utilizar e aplicar adequadamente os testes de avaliação utilizados no diagnóstico osteopático da coluna cervical, cintura escapular e
  • membro superior.
  • Executar corretamente em contexto de prática laboratorial acompanhada as técnicas utilizadas na abordagem osteopática da coluna cervical, cintura escapular e membro superior.
  • Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas executadas.

Conteúdos programáticos

  • Osteopatia estrutural: coluna cervical; Patologia osteopática: disfunções somáticas da coluna cervical;
  • Diagnóstico osteopático, incluindo palpação, testes osteopáticos e testes especiais;
  • Tratamento osteopático da coluna cervical: técnicas osteopáticas.
  • Osteopatia estrutural: cintura escapular (articulações glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e omotorácica);
  • Anatomia (incluindo anatomia palpatória);
  • Patologia osteopática: disfunções somáticas;
  • Diagnóstico osteopático, incluindo palpação, testes osteopáticos e testes especiais;
  • Tratamento osteopático: técnicas osteopáticas.
  • Osteopatia estrutural: membro superior: cotovelo, punho e mão;
  • Patologia osteopática: disfunções somáticas;
  • Diagnóstico osteopático, incluindo palpação, testes osteopáticos e testes especiais;
  • Tratamento osteopático: técnicas osteopáticas.

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é constituída exclusivamente por práticas laboratoriais. As metodologias de ensino preconizam o método demonstrativo. O corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos alunos. É estimulado o raciocínio clínico e a associação a casos clínicos e salientada a importância a integração das técnicas de diagnóstico e tratamento estudadas nesta unidade curricular e das unidades curriculares precedentes.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Rafael Soares
(Professor)

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