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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os conceitos e princípios das teorias osteopáticas, entendendo os fundamentos do raciocínio clínico com base nos modelos osteopáticos da inter-relação entre a estrutura e a função;
  • Utilizar e conhecer conceitos gerais de avaliação e raciocínio em Osteopatia, com ênfase nos testes globais de avaliação osteopática;
  • Identificar os princípios do tratamento osteopático e das diferentes técnicas utilizadas em Osteopatia.

Conteúdos programáticos

  • Aplicação prática das teorias e os princípios da Osteopatia: a inter-relação entre a estrutura e a função; a unidade do corpo; os mecanismos de auto-cura; a lei da artéria; a lesão osteopática; os fundamentos do raciocínio osteopático – o holismo;
  • Avaliação Física – Noções gerais de anamnese, observação, avaliação física estática e dinâmica, palpação, avaliação da amplitude de movimento e teste quick scanning vertebral;
  • Formulação de Diagnóstico Osteopático;
  • Princípios básicos do tratamento osteopático, incluindo noções de higiene e segurança;
  • Técnicas utilizadas no tratamento osteopático, suas indicações, precauções e contraindicações.

Metodologias/
Avaliação

Esta Unidade Curricular será desenvolvida no âmbito da prática laboratorial, pretendendo conferir às estudantes competências de raciocínio e conhecimento profundo das temáticas abordadas. Serão utilizados os métodos expositivo, de estudo de caso e de simulação para melhor consolidação dos conhecimentos e práticas.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernando Nogueira
(Professor)

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