Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos à pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A experiência clínica simulada coloca os estudantes no centro da ação criando ambientes realistas com utilização de materiais e equipamentos reais.
A avaliação será realizada através de uma frequência (60%) e avaliação prática contínua (40%).
Gerir os processos terapêuticos de prevenção, estabilização, manutenção e recuperação de situações decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica e à sua família/pessoa significativa;
Identificar de forma pronta e antecipada focos de instabilidade;
Monitorizar e avaliar a adequação das respostas aos problemas identificados;
Gerir as circunstâncias ambientais que potenciam a ocorrência de eventos adversos associados à administração de processos terapêuticos nos diversos contextos de atuação;
Garantir a administração de protocolos terapêuticos complexos.
Nao
Vias Aérea e Respiratória;
Cardiovasculares;
Neurológicas;
Músculo‐esqueléticas;
Gastrointestinais;
Genitourinárias e nefrológicas;
Endócrinas e Metabólicas;
Imuno Hematológicas;
Anatomia e fisiologia aplicadas;
Biofísica e bioquímica aplicadas;
Microbiologia e epidemiologia aplicadas;
Farmacologia aplicada;
Nutrição do doente de alto risco.
Frequência: 60.0%
Prova Prática: 40.0%
Exame Prático : 40.0%
Exame: 60.0%
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