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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 8
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4607
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos à pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A experiência clínica simulada coloca os estudantes no centro da ação criando ambientes realistas com utilização de materiais e equipamentos reais.
A avaliação será realizada através de uma frequência (60%) e avaliação prática contínua (40%).


Objetivos de Unidade Curricular

Gerir os processos terapêuticos de prevenção, estabilização, manutenção e recuperação de situações decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica e à sua família/pessoa significativa;
Identificar de forma pronta e antecipada focos de instabilidade;
Monitorizar e avaliar a adequação das respostas aos problemas identificados;
Gerir as circunstâncias ambientais que potenciam a ocorrência de eventos adversos associados à administração de processos terapêuticos nos diversos contextos de atuação;
Garantir a administração de protocolos terapêuticos complexos.


Estagios

Nao


Programa

Vias Aérea e Respiratória;
Cardiovasculares;
Neurológicas;
Músculo‐esqueléticas;
Gastrointestinais;
Genitourinárias e nefrológicas;
Endócrinas e Metabólicas;
Imuno Hematológicas;
Anatomia e fisiologia aplicadas;
Biofísica e bioquímica aplicadas;
Microbiologia e epidemiologia aplicadas;
Farmacologia aplicada;
Nutrição do doente de alto risco.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 60.0%

Prova Prática: 40.0%

Avaliação por Exame

Exame: 60.0%

Exame Prático : 40.0%


Itens Bibliograficos

Aitken, L., Marshall, A., &Amp; Chaboyer, W. (2015).  Critical Care Nursing. Austrália: Elsevier
Clayton, B. D., &Amp; Stock, Y. N. (2006).  Farmacologia Na Prática De Enfermagem. Rio De Janeiro: Elsevier
Guimarães, S., Moura, D., &Amp; Silva, P. S. (2006). Terapêutica Medicamentosa E Suas Bases Farmacológicas: Manual De Farmacologia E Farmacoterapia. Porto: Porto Editora
Guyton, A. C., &Amp; Hall, J. E. (2017).  Tratado De Fisiologia Médica. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan S. A.
Hinkle, J.l., &Amp; Cheever, K.h. (2016).  Brunner &Amp; Suddarth: Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica. (Vol.i-Ii). Rio De Janeiro: Guanabara Koogan
Mahan, L. K., &Amp; Escott-Stump, S. (2010).  Krause: Alimentos, Nutrição E Dietoterapia. Rio De Janeiro: Elsiver
Nelson, D. L., &Amp; Cox, M. M. (2015).  Princípios De Bioquímica Lehniniger. Barcelona: Artmed
Peate, I., &Amp; Wild, K. (2018). Nursingpractice: Knowledgeandcare. Oxford: Wileyblackwell
Seely, R. R., Stephens, T. D., &Amp; Tate, P. (2011).  Anatomia E Fisiologia. Loures: Lusociência
Varghese R, Chakrabarty J, &Amp; Menon G. Nursing Management Of Adults With Severe Traumatic Brain Injury: A Narrative Review. Indian J Crit Care Med. 2017;21(10):684-697. Doi:10.4103/Ijccm.ijccm_233_17


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