Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4677
Partilhar curso

Métodos de ensino

As metodologias assentam numa abordagem participativa construindo um quadro de referência quer através da exposição, da reflexão e análise de estudos de caso e situações reais. Nas aulas teóricas será utilizada metodologia expositiva e nas TP privilegiase a discussão, permitindo assim consolidar o processo de tomada de decisão. Para os seminários serão convidados peritos na área da legislação e acessibilidades. A avaliação será realizada através da realização de um trabalho de grupo, com apresentação e defesa individual. (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final. A apresentação individual pretende assegurar uma componente da avaliação que permita validar individualmente as aprendizagens dos estudantes.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender a deficiência e o seu impacte no cliente, família, outras pessoas significativas e comunidade; Capacitar para a identificação e maximização das intervenções familiares e sociais em resposta à deficiência; Avaliar a família da pessoa com deficiência nas crises situacionais; Promover a transição para o papel de cuidador de pessoa com deficiência; Valorizar a Rede Nacional de Cuidados Continuados integrados como resposta social e de saúde; Gerir contexto/ambiente, participação social e barreiras à mobilidade e acessibilidade; Identificar legislação aplicável no contexto da deficiência e reabilitação.


Estagios

Nao


Programa

Modelos de intervenção social e familiar, respostas sociais - modelos institucionais; Impacte psicossocial da deficiência na pessoa e contextos de relação: estratégias e estilos de coping; Conceito de famílias, as famílias e as crises situacionais, avaliação familiar, intervenção em famílias com deficientes; A transição para o exercício do papel de prestador de cuidados; A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados como resposta de saúde e social às famílias que integram dependentes no autocuidado; Acessibilidade, barreiras, legislação, avaliação do contexto/ambiente.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho Individual : 40.0%

Trabalho de Grupo: 60.0%


Itens Bibliograficos

Costa, A.p., &Amp; Othero, M.b. (2014). Reabilitação Em Cuidados Paliativos. Loures: Lusodidata. Hesbeen, W. (2008). A Reabilitação: Criar Novos Caminhos. Loures: Lusociência. Hoeman, S.p. (2000). Enfermagem E Reabilitação: Processo E Aplicação. Loures: Lusociência. Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Organização Mundial De Saúde. (2004). Classificação Internacional De Funcionalidade, Incapacidade E Saúde. Lisboa: Direção-Geral Da Saúde. Na Plataforma De Apoio À Aprendizagem Serão Disponibilizados Trabalhos E Outros Referenciais De Apoio Desenvolvidos Pelos Docentes.


Docente responsável

João Miguel Almeida Ventura Da Silva


Partilhar curso