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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4677
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Métodos de ensino

As metodologias assentam numa abordagem participativa construindo um quadro de referência quer através da exposição, da reflexão e análise de estudos de caso e situações reais. Nas aulas teóricas será utilizada metodologia expositiva e nas TP privilegiase a discussão, permitindo assim consolidar o processo de tomada de decisão. Para os seminários serão convidados peritos na área da legislação e acessibilidades. A avaliação será realizada através da realização de um trabalho de grupo, com apresentação e defesa individual. (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final. A apresentação individual pretende assegurar uma componente da avaliação que permita validar individualmente as aprendizagens dos estudantes.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender a deficiência e o seu impacte no cliente, família, outras pessoas significativas e comunidade; Capacitar para a identificação e maximização das intervenções familiares e sociais em resposta à deficiência; Avaliar a família da pessoa com deficiência nas crises situacionais; Promover a transição para o papel de cuidador de pessoa com deficiência; Valorizar a Rede Nacional de Cuidados Continuados integrados como resposta social e de saúde; Gerir contexto/ambiente, participação social e barreiras à mobilidade e acessibilidade; Identificar legislação aplicável no contexto da deficiência e reabilitação.


Estagios

Nao


Programa

Modelos de intervenção social e familiar, respostas sociais - modelos institucionais; Impacte psicossocial da deficiência na pessoa e contextos de relação: estratégias e estilos de coping; Conceito de famílias, as famílias e as crises situacionais, avaliação familiar, intervenção em famílias com deficientes; A transição para o exercício do papel de prestador de cuidados; A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados como resposta de saúde e social às famílias que integram dependentes no autocuidado; Acessibilidade, barreiras, legislação, avaliação do contexto/ambiente.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 60.0%

Trabalho Individual : 40.0%


Itens Bibliograficos

Costa, A.p., &Amp; Othero, M.b. (2014). Reabilitação Em Cuidados Paliativos. Loures: Lusodidata. Hesbeen, W. (2008). A Reabilitação: Criar Novos Caminhos. Loures: Lusociência. Hoeman, S.p. (2000). Enfermagem E Reabilitação: Processo E Aplicação. Loures: Lusociência. Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Organização Mundial De Saúde. (2004). Classificação Internacional De Funcionalidade, Incapacidade E Saúde. Lisboa: Direção-Geral Da Saúde. Na Plataforma De Apoio À Aprendizagem Serão Disponibilizados Trabalhos E Outros Referenciais De Apoio Desenvolvidos Pelos Docentes.


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