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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 02100285
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Métodos de ensino

O estágio terá a seguinte distribuição de horas: neurológico vascular 188, neurológico degenerativo 76 e neurológico
traumático 114; ortopédico/reumatológico 95, orto-traumatológico 95 e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das
horas, a distribuição por contexto clínico será: 356 em hospital ou centro de reabilitação, 119 em ECCI ou domicílio ou
unidade de cuidados na comunidade, 60 na RNCCI e 60 em outros contextos na especialidade como desporto, lares ou
pediatria, respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha
dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais
e instrumentais usadas na ER. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final construído
com base no perfil de competências do EEER (40%) e pelo relatório final de estágio (60%) e cuja avaliação será
realizada mediante a apresentação e discussão pública do mesmo.


Objetivos de Unidade Curricular

Conceber
planos de intervenção para a promoção capacidades adaptativas no autocontrolo e autocuidado nos processos de
transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro orto-traumatológico, reumatológico e neurológico; Implementar
intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da
sexualidade;
Implementar programas de treino motor, de exercício físico e de AVD promovendo a adaptação às limitações da
mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida;
Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
Participar na organização e gestão do serviço de saúde;
Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão;
Desenvolver um relatório que inclui a componente de investigação científica em ER;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares
na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com maior enfoque na pessoa a vivenciar processos de
saúde/doença do foro ortotraumatológico e ortopédico/reumatológico e neurológico (vascular, degenerativo e
traumático). Elaboração de relatório final de estágio com componente de investigação.


Itens Bibliograficos

Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United
States: Elsevier
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis:
Elsevier.
Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.
Menoita, E.c. (2014). Reabilitar A Pessoa Idosa Com Avc: Contributos Para Um Envelhecer Resiliente. Loures:
Lusociência.
*Oliveira, I J., Couto, G. R., Moreira, A., Gonçalves. C., Marques, M., &Amp; Ferreira, P. L. (2021). The Portuguese Version Of
The Gugging Swallowing Screen: Results From Its Application. Millenium, 2(16), 93-101. Doi: Https://Doi.org/10.29352
/Mill0216.24585
*Oliveira I, Couto G, Mota L. (2020). Nurses' Preferred Items For Dysphagia Screening In Acute Stroke Patients: A
Qualitative Study. Nursing Practice Today, 7(3):226-233. Https://Doi.org/10.18502/Npt.v7I3.3351


Docente responsável

João Miguel Almeida Ventura Da Silva


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