Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 02100285
Partilhar curso

Métodos de ensino

O estágio terá a seguinte distribuição de horas: neurológico vascular 188, neurológico degenerativo 76 e neurológico
traumático 114; ortopédico/reumatológico 95, orto-traumatológico 95 e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das
horas, a distribuição por contexto clínico será: 356 em hospital ou centro de reabilitação, 119 em ECCI ou domicílio ou
unidade de cuidados na comunidade, 60 na RNCCI e 60 em outros contextos na especialidade como desporto, lares ou
pediatria, respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha
dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais
e instrumentais usadas na ER. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final construído
com base no perfil de competências do EEER (40%) e pelo relatório final de estágio (60%) e cuja avaliação será
realizada mediante a apresentação e discussão pública do mesmo.


Objetivos de Unidade Curricular

Conceber
planos de intervenção para a promoção capacidades adaptativas no autocontrolo e autocuidado nos processos de
transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro orto-traumatológico, reumatológico e neurológico; Implementar
intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da
sexualidade;
Implementar programas de treino motor, de exercício físico e de AVD promovendo a adaptação às limitações da
mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida;
Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
Participar na organização e gestão do serviço de saúde;
Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão;
Desenvolver um relatório que inclui a componente de investigação científica em ER;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares
na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com maior enfoque na pessoa a vivenciar processos de
saúde/doença do foro ortotraumatológico e ortopédico/reumatológico e neurológico (vascular, degenerativo e
traumático). Elaboração de relatório final de estágio com componente de investigação.


Itens Bibliograficos

Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United
States: Elsevier
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis:
Elsevier.
Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.
Menoita, E.c. (2014). Reabilitar A Pessoa Idosa Com Avc: Contributos Para Um Envelhecer Resiliente. Loures:
Lusociência.
*Oliveira, I J., Couto, G. R., Moreira, A., Gonçalves. C., Marques, M., &Amp; Ferreira, P. L. (2021). The Portuguese Version Of
The Gugging Swallowing Screen: Results From Its Application. Millenium, 2(16), 93-101. Doi: Https://Doi.org/10.29352
/Mill0216.24585
*Oliveira I, Couto G, Mota L. (2020). Nurses' Preferred Items For Dysphagia Screening In Acute Stroke Patients: A
Qualitative Study. Nursing Practice Today, 7(3):226-233. Https://Doi.org/10.18502/Npt.v7I3.3351


Partilhar curso