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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 02100296
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Métodos de ensino

A metodologia para a construção e desenvolvimento da dissertação é participativa e ativa. Orientador acompanhará as etapas do trabalho, nas OT, promovendo a sua estruturação, a análise crítica, através da reflexão e crítica e a reflexão do contributo da investigação desenvolvida para a ER. A responsabilidade pela unidade curricular ficará a cargo de um docente doutor na área científica fundamental e outro especialista na área especializada do conhecimento, oferecendo a necessária amplitude do ponto de vista da área científica e especializada do conhecimento. Os seminários reforçarão a aprendizagem teórico-concetual ou da metodologia quando lacunares, com particular ênfase para as questões relacionadas com metodologia de análise qualitativa e quantitativa de dados, escrita científica e redação de dissertação. A avaliação compreenderá a defesa em prova pública da dissertação, com uma ponderação de 100%, e para a qual será constituído um júri, nos termos do regulamento próprio e da Lei.


Objetivos de Unidade Curricular

Capacitar para a realização de investigação aplicada na área da enfermagem de reabilitação;
Conceber um projeto de investigação de natureza aplicada à enfermagem de reabilitação que vá ao encontro das linhas prioritárias de investigação definidas para esta área científica;
Implementar o projeto de investigação de natureza aplicada;
Apresentar e analisar criticamente a dissertação em prova pública, fundamentando-a na evidência produzida;
Contribuir para a construção de evidência e evolução da disciplina de enfermagem;
Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Nao


Programa

Desenvolvimento de um estudo de investigação com produção de dissertação para apresentação e defesa pública. No
decurso da conceção, desenvolvimento e redação da dissertação serão mobilizados os diversos conteúdos
programáticos das unidades curriculares, com ênfase para os aprofundados na unidade curricular de investigação,
bem como outros abordados no decurso dos seminários e aulas tutoriais, os quais concorrem para a aprendizagem do
estudante e para a elaboração de um processo de investigação na área autónoma de Enfermagem de Reabilitação.


Itens Bibliograficos

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ªed.). Oxford: Wiley Backwell.
Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United
States: Elsevier
Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis:
Elsevier.
Doenges, M. E., &Amp; Moorhouse, M. F. (2010). Aplicação Do Processo De Enfermagem E Do Diagnóstico De Enfermagem.
Um Texto Interativo Para O Raciocínio Diagnóstico (5A). Loures: Lusociência.
Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.
Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (Eds.) (2015). Nursing Theories And Nursing Practice (4Th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis


Docente responsável

Paulo Manuel Dias Da Silva Azevedo


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