Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 02100296
Partilhar curso

Métodos de ensino

A metodologia para a construção e desenvolvimento da dissertação é participativa e ativa. Orientador acompanhará as
etapas do trabalho, nas OT, promovendo a sua estruturação, a análise crítica, através da reflexão e crítica e a reflexão
do contributo da investigação desenvolvida para a ER. A responsabilidade pela unidade curricular ficará a cargo de um
docente doutor na área científica fundamental e outro especialista na área especializada do conhecimento, oferecendo
a necessária amplitude do ponto de vista da área científica e especializada do conhecimento. Os seminários reforçarão
a aprendizagem teórico-concetual ou da metodologia quando lacunares, com particular ênfase para as questões
relacionadas com metodologia de análise qualitativa e quantitativa de dados, escrita científica e redação de
dissertação. A avaliação compreenderá a defesa em prova pública da dissertação, com uma ponderação de 100%, e
para a qual será constituído um júri, nos termos do regulamento próprio e da Lei.


Objetivos de Unidade Curricular

Capacitar para a realização de investigação aplicada na área da enfermagem de reabilitação;
Conceber um projeto de investigação de natureza aplicada à enfermagem de reabilitação que vá ao encontro das linhas
prioritárias de investigação definidas para esta área científica;
Implementar o projeto de investigação de natureza aplicada;
Apresentar e analisar criticamente a dissertação em prova pública, fundamentando-a na evidência produzida;
Contribuir para a construção de evidência e evolução da disciplina de enfermagem;
Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Nao


Programa

Desenvolvimento de um estudo de investigação com produção de dissertação para apresentação e defesa pública. No
decurso da conceção, desenvolvimento e redação da dissertação serão mobilizados os diversos conteúdos
programáticos das unidades curriculares, com ênfase para os aprofundados na unidade curricular de investigação,
bem como outros abordados no decurso dos seminários e aulas tutoriais, os quais concorrem para a aprendizagem do
estudante e para a elaboração de um processo de investigação na área autónoma de Enfermagem de Reabilitação.


Itens Bibliograficos

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ªed.). Oxford: Wiley Backwell.
Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United
States: Elsevier
Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis:
Elsevier.
Doenges, M. E., &Amp; Moorhouse, M. F. (2010). Aplicação Do Processo De Enfermagem E Do Diagnóstico De Enfermagem.
Um Texto Interativo Para O Raciocínio Diagnóstico (5A). Loures: Lusociência.
Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.
Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (Eds.) (2015). Nursing Theories And Nursing Practice (4Th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis


Partilhar curso