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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • No final desta unidade curricular o estudante deve: Identificar as questões de natureza ética e deontológica, decorrentes do exercício profissional.
  • Identificar os valores pessoais e profissionais e reconhecer o seu impacto sobre a tomada de decisão e comportamento profissional do Enfermeiro especialista.
  • Selecionar um quadro de referência para a tomada de decisão ética clinicamente útil que incorpora conceitos morais, e de ética profissional e respeite os diferentes valores e crenças.
  • Promover a reflexão crítica sobre os aspetos éticos decorrentes de uma prática de cuidados especializados e a sua influência no cuidado a pessoas vulneráveis.
  • Permitir uma abordagem crítica e sistemática da decisão ética no contexto do exercício profissional em geral e na sua área de especialização em particular.
  • Refletir criticamente sobre os problemas éticos associados à prática e decorrentes das mudanças políticas, tecnológicas e sociais atuais, nomeadamente no acesso aos cuidados e na alocação de recursos.

Conteúdos programáticos

  • Fundamentos da Ética e da Bioética
  • Clarificação dos conceitos, paradigmas e modelos
  • Dignidade e vulnerabilidade da pessoa
  • Investigação e ética - Documentos de proteção à pessoa no âmbito dos cuidados de saúde e investigação
  • Cuidados centrados na pessoa e intervenção da pessoa na decisão em Saúde
  • Deliberação ética e tomada de decisão na prática de cuidados de Enfermagem especializada
  • Clarificação de conceitos
  • Standards éticos da prática de enfermagem especializada
  • Análise ética e tomada de decisão na prática de cuidados especializados
  • As responsabilidades éticas do enfermeiro especialista
  • A relação entre o erro técnico ao erro ético
  • Aspetos éticos particulares da Enfermagem especializada
  • Questões éticas do início de vida: aborto, PMA e GS
  • Aspetos éticos da transplantação
  • Diretivas antecipadas de vontade e cuidados paliativos
  • Eutanásia, distanásia e ortotanásia…

Metodologias/
Avaliação

A avaliação contínua será constituída por:

Trabalho de Grupo (100%)

Regente da Unidade Curricular

Regente: Sónia Novais

Assistentes: Carlos Gomes e Isabel Oliveira

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