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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a organização dos diferentes contextos perioperatórios
  • Colaborar na organização dos contextos perioperatórios integrado numa equipa multidisciplinar.
  • Adaptar a liderança e a gestão dos recursos em contexto perioperatório visando a garantia da qualidade dos cuidados e dotações seguras, de acordo com as áreas de atuação
  • Reconhecer as potencialidades dos Sistema de informação em Enfermagem Perioperatória na gestão e organização dos diferentes contextos

Conteúdos programáticos

  • Organização dos diferentes contextos perioperatórios;
  • Gestão em enfermagem Perioperatória;
  • Organização do trabalho, em contexto perioperatório, de acordo com as áreas de atuação;
  • Sistema de informação em Enfermagem Perioperatória.

Metodologias/
Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão e implementação de estratégias organizacionais. Nos seminários serão convidados peritos na área dos sistemas de informação que possam apoiar a gestão dos contextos perioperatórios. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada no perioperatório. A prática simulada proporciona a compreensão e a mobilização dos saberes, com vantagens de partilha entre os elementos do grupo, desenvolvimento do domínio psicomotor e da capacidade de relação e comunicação (domínio afetivo).
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Bráulio Sousa
(Prof. Especialista)

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