Objetivos de aprendizagem/ Competências |
Argumentar sobre a natureza, epidemiologia, estratégias preventivas e papel do enfermeiro na prevenção, diagnóstico e controlo das infeções associadas aos Cuidados de Saúde. Fundamentar as razões para a tomada de decisão respeitante ao cuidado à pessoa com alterações num processo corporal ou atividade. Arquivar competências que permitam a tomada de decisão e resolução de problemas no domínio dos processos corporais do indivíduo. |
Conteúdos programáticos |
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Metodologias/ |
As aulas T terão carácter expositivo. As TP visam demonstração procedimentos, discussão e reflexão de casos clínicos. As PL serão desenvolvidas em contexto de simulação clínica no Centro de Simulação, Aprendizagem e Inovação. O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando técnicas briefing e debriefing, com avaliação contínua. Na componente OT será utilizada a metodologia de resolução de problemas (PBL), sendo explorada a vertente de trabalho de grupo e tomada de decisão, com aplicação da dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do trabalho. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutorias”. |
Regente da Unidade Curricular |
Ana Quesado |