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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

Argumentar sobre a natureza, epidemiologia, estratégias preventivas e papel do enfermeiro na prevenção, diagnóstico e controlo das infeções associadas aos Cuidados de Saúde.
Demonstrar comportamento adequado em aulas de prática simulada.
Conscientização dos diferentes papéis, responsabilidades e funções dos enfermeiros.
Capacidade para empreender avaliações abrangentes e sistemáticas usando diferentes estratégias de recolha de dados, tendo em atenção fatores físicos, sociais, culturais, psicológicos, espirituais e ambientais relevantes.
Suportar a tomada de decisão clínica no âmbito do autocuidado e tomar conta e assegurando os padrões de qualidade dos enfermeiros de cuidados gerais e a prática baseada na evidência.
Demonstrar a capacidade de informar, capacitar e supervisionar a pessoa com alteração no autocuidado visando o máximo potencial de autonomia.

Fundamentar as razões para a tomada de decisão respeitante ao cuidado à pessoa com alterações num processo corporal ou atividade.

Arquivar competências que permitam a tomada de decisão e resolução de problemas no domínio dos processos corporais do indivíduo.

Conteúdos programáticos

  • Conceitos fundamentais para os cuidados de enfermagem
  • Fundamentos da prática simulada aplicada ao Ensino de Enfermagem
  • Cuidar na prática de Enfermagem
  • Segurança Ambiental
  • Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos
  • Documentação e Registos
  • Admissão, Transferência e Alta
  • Avaliação de Saúde e Exame Físico
  • Capacidade para executar autocuidado
  • Capacidade para mobilizar-se, transferir-se e andar
  • Capacidade para vestir-se/despir-se e arranjar-se
  • Capacidade para executar higiene, higiene oral e tomar banho
  • Capacidade desempenhar atividades de lazer
  • Processo Corporal:
    • Sono
    • Processo do Sistema Nervoso
    • Processo do sistema regulador: termorregulação
    • Processo do Sistema Tegumentar
    • Suporte Básico de Vida

Metodologias/
Avaliação

As aulas T terão carácter expositivo. As TP visam demonstração procedimentos, discussão e reflexão de casos clínicos. As PL serão desenvolvidas em contexto de simulação clínica no Centro de Simulação, Aprendizagem e Inovação. O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando técnicas briefing e debriefing, com avaliação contínua. Na componente OT será utilizada a metodologia de resolução de problemas (PBL), sendo explorada a vertente de trabalho de grupo e tomada de decisão, com aplicação da dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do trabalho. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutorias”.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ana Quesado
(Prof.ª Doutora)

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