Objetivos de aprendizagem/ Competências |
Compreender o processo de construção do conhecimento e da profissão de Enfermagem; Identificar os conceitos relacionados com o pensamento teórico da disciplina; Reconhecer os padrões de conhecimento em Enfermagem; Discutir a emergência dos modelos teóricos; Fundamentar as razões para incorporar a teoria na prática profissional; Aplicar a metodologia do processo de enfermagem (PE); Conhecer e aplicar a classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) no planeamento de cuidados; Analisar e distinguir as competências e padrões de qualidade do enfermeiro de cuidados gerais, enquadrando-os com o regulamento do exercício profissional de enfermagem (REPE); Analisar criticamente o percurso socio antropológico da enfermagem e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da profissão; Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo. |
Conteúdos |
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Metodologias/ |
As aulas teóricas serão lecionadas com recurso a momentos expositivos, à análise e discussão de artigos. As aulas teórico-práticas serão lecionadas com recurso à metodologia de resolução de problemas com desenvolvimento do processo de tomada de decisão, nomeadamente de fichas teórico-práticas relacionadas com o Processo de Enfermagem. Na componente Orientação Tutorial, será desenvolvido em grupos de 5 a 6 estudantes uma análise sobre uma teoria de enfermagem redigida sob a forma de póster com apresentação e discussão em data negociada com os estudantes. |
Regente da Unidade Curricular |
Sónia Novais |