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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

Compreender o processo de construção do conhecimento e da profissão de Enfermagem;

Identificar os conceitos relacionados com o pensamento teórico da disciplina;

Reconhecer os padrões de conhecimento em Enfermagem;

Discutir a emergência dos modelos teóricos;

Fundamentar as razões para incorporar a teoria na prática profissional;

Aplicar a metodologia do processo de enfermagem (PE);

Conhecer e aplicar a classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) no planeamento de cuidados;

Analisar e distinguir as competências e padrões de qualidade do enfermeiro de cuidados gerais, enquadrando-os com o regulamento do exercício profissional de enfermagem (REPE);

Analisar criticamente o percurso socio antropológico da enfermagem e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da profissão;

Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.

Conteúdos
programáticos

  • A representação social da Enfermagem e dos cuidados de Enfermagem.
  • A evolução histórica e socio-antropológica da enfermagem no mundo e em Portugal.
  • A evolução do pensamento e do conhecimento em Enfermagem: filosofias, modelos conceptuais e teorias e a integração nos diferentes paradigmas.
  • As Ciências de Enfermagem, as particularidades do conhecimento e os domínios conceptuais da disciplina.
  • A teoria do autocuidado de Orem, o modelo de promoção da saúde de Pender e a teoria de transições de Meleis.
  • Do pensamento crítico e à conceção de cuidados.
  • O processo de enfermagem como modelo de tomada de decisão.
  • Âmbito e aplicação das taxonomias de enfermagem: NANDA, NIC, NOC e CIPE.
  • As tecnologias de informação na saúde e os sistemas de apoio à tomada de decisão.
  • A Enfermagem como profissão autónoma e autorregulada: a Ordem dos Enfermeiro, o REPE, os padrões de qualidade e competências dos enfermeiros de cuidados gerais.

Metodologias/
Avaliação

As aulas teóricas serão lecionadas com recurso a momentos expositivos, à análise e discussão de artigos. As aulas teórico-práticas serão lecionadas com recurso à metodologia de resolução de problemas com desenvolvimento do processo de tomada de decisão, nomeadamente de fichas teórico-práticas relacionadas com o Processo de Enfermagem. Na componente Orientação Tutorial, será desenvolvido em grupos de 5 a 6 estudantes uma análise sobre uma teoria de enfermagem redigida sob a forma de póster com apresentação e discussão em data negociada com os estudantes.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Sónia Novais
(Prof.ª Doutora)

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