Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
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Metodologias/ |
As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas previstas, promovendo a participação do estudante de forma individual e em grupo, através de análise crítica de referenciais, casos, orientações técnicas, apresentação/discussão temática, análise de filmes. Tomada de decisão/Prática reflexiva, num processo de construção das suas aprendizagens. Na componente OT, o estudante deve ser capaz de planear respostas dirigidas à complexidade dos atuais problemas e necessidades em Saúde Infantil e Pediátrica, na área da criança e jovem. Neste contexto, os estudantes desenvolverão o planeamento de uma intervenção, integrada num dos projetos Aprendizagem-Serviço (ApS) dirigidos a criança e jovem e inscritos na Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade (UPSC) da ESSNorteCVP, constituindo-se numa ferramenta que agilize a concretização do respetivo projeto ApS contribuindo para a concretização das metas dos ODS. Para isso, irão contribuir os momentos de discussão e reflexão com análise de situações-problema, baseada nas áreas da ESM e ESIP. Nestas sessões será aplicada a dinâmica de peerfeedback, com o intuito de identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na concretização dos exercícios propostos. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutoriais”. A componente de Prática e Laboratoriais centra-se na demonstração e treino de intervenções de Enfermagem no âmbito da saúde infantil e pediatria, em contexto de simulação clínica, com recurso ao body interact. O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando como técnicas o briefing e debriefing. |
Regente da Unidade Curricular |
Maribel Carvalhais |