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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Explicar os modelos de cuidado (Modelo de Parceria de Cuidados) no âmbito da Pediatria;
  • Evidenciar capacidades de análise sobre os principais indicadores e áreas de atuação prioritárias;
  • Interpretar e avaliar alterações no processo de crescimento e desenvolvimento;
  • Identificar intervenções de enfermagem na promoção da autoestima do adolescente e autodeterminação nas escolhas relativas à saúde;
  • Executar técnicas de comunicação adequadas ao estádio de desenvolvimento;
  • Explicar os processos de adaptação do Recém-nascido à vida extrauterina;
  • Compreender as reações da criança face ao processo de doença/hospitalização;
  • Implementar a metodologia científica do processo de enfermagem;
  • Discutir intervenções de enfermagem a criança com doença crónica e suas famílias;
  • Identificar estratégias eficazes para promover o conforto e controlar a dor nos diferentes estádios de desenvolvimento;
  • Executar técnicas e procedimentos de enfermagem, de acordo com o desenvolvimento;
  • Compreender o papel do enfermeiro em situações básicas de Urgência Pediátrica;
  • Evidenciar capacidades sobre SBV Pediátrica.

Conteúdos programáticos

  • Perspetivas de Enfermagem Pediátrica
  • Períodos do desenvolvimento e suas tarefas ao longo do ciclo vital
  • Comunicação com a criança/Jovem e família
  • Promoção da saúde e prevenção da doença: Crescimento e desenvolvimento infanto-juvenil e do adolescente
    • A Saúde Infantil e Juvenil.
    • A Saúde do adolescente.
  • Adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina
  • Consequências da doença e do internamento na criança/jovem e família
  • Intervenções à criança/jovem e família nas doenças comuns
    • Respostas de enfermagem apropriadas às doenças comuns nas várias idades e em situações fisiológicas
  • A criança/jovem com Doença Oncológica.
  • A criança/jovem com dor.
  • Urgências pediátricas
    • Cuidados de Enfermagem em situações de urgência. Suporte Básico de Vida Pediátrico.
  • A morte em pediatria
  • Preparação e administração de terapêutica em Pediatria

Metodologias/
Avaliação

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas previstas, promovendo a participação do estudante de forma individual e em grupo, através de análise crítica de referenciais, casos, orientações técnicas, apresentação/discussão temática, análise de filmes. Tomada de decisão/Prática reflexiva, num processo de construção das suas aprendizagens.

Na componente OT, o estudante deve ser capaz de planear respostas dirigidas à complexidade dos atuais problemas e necessidades em Saúde Infantil e Pediátrica, na área da criança e jovem. Neste contexto, os estudantes desenvolverão o planeamento de uma intervenção, integrada num dos projetos Aprendizagem-Serviço (ApS) dirigidos a criança e jovem e inscritos na Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade (UPSC) da ESSNorteCVP, constituindo-se numa ferramenta que agilize a concretização do respetivo projeto ApS contribuindo para a concretização das metas dos ODS. Para isso, irão contribuir os momentos de discussão e reflexão com análise de situações-problema, baseada nas áreas da ESM e ESIP. Nestas sessões será aplicada a dinâmica de peerfeedback, com o intuito de identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na concretização dos exercícios propostos. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutoriais”. A componente de Prática e Laboratoriais centra-se na demonstração e treino de intervenções de Enfermagem no âmbito da saúde infantil e pediatria, em contexto de simulação clínica, com recurso ao body interact. O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando como técnicas o briefing e debriefing.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Maribel Carvalhais
(Prof.ª Doutora)

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