Objetivos de aprendizagem/ Competências |
|
Conteúdos programáticos |
Educação para a Saúde: Teorias e modelos e sua aplicação na prática. Métodos, estratégias e recursos pedagógicos. Educação para a Saúde e Promoção da Saúde: relações e diferenças entre conceitos e implicações para o exercício profissional. Planeamento, execução e avaliação de uma atividade de Educação para a Saúde. O enfermeiro educador: papel e competências para a atualidade e futuro. A formação ao longo da vida. Teorias da comunicação: os axiomas da comunicação humana; estilos comunicacionais e barreiras à comunicação. Comportamentos e Comunicação: perfil comunicacional do enfermeiro educador. O papel do outro na interação comunicacional: implicações para a prática. Educação pelos pares. |
Metodologias/ |
Serão adoptadas metodologias ativas e participativas, centradas nos interesses dos estudantes, expressas na utilização de técnicas de partilha de informação, de debate e clarificação de opiniões, de valores e de atitudes e técnicas de treino de competências. Para tal, durante as sessões realizar-se-ão trabalhos de grupo, role-playing e brainstorming. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolverem um projecto de Educação para a Saúde que envolva a resolução de problemas reais através da intervenção terapêutica de enfermagem na comunidade académica. |
Regente da Unidade Curricular |
Ricardo Melo |