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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar modelos de Educação para a Saúde nas intervenções de decisão terapêutica;
  • Integrar os determinantes da saúde em problemas prioritários;
  • Diagnosticar, planear, executar e avaliar atividades de educação para a saúde em contexto de prática simulada/real;
  • Reconhecer e refletir sobre o comportamento e estilo comunicacional adotado;
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo na análise de problemas de saúde e sua adequação às estratégias de educação para a saúde;
  • Aplica o conhecimento sobre estratégias de ensino e aprendizagem nas interações com o cliente;
  • Faz intervenção educativa e de aconselhamento na promoção de estilos de vida salutogénicos, eficazes para ganhos em saúde;
  • Demonstra sentido ético no respeito pelos direitos de acesso à informação do cliente;
  • Utiliza a criatividade na organização, planeamento, implementação e avaliação de estratégias técnico-pedagógicas;
  • Mobiliza conhecimentos de diferentes unidades curriculares para atividades de educação para a saúde.

Conteúdos programáticos

Educação para a Saúde: Teorias e modelos e sua aplicação na prática. Métodos, estratégias e recursos pedagógicos.

Educação para a Saúde e Promoção da Saúde: relações e diferenças entre conceitos e implicações para o exercício profissional.

Planeamento, execução e avaliação de uma atividade de Educação para a Saúde.

O enfermeiro educador: papel e competências para a atualidade e futuro. A formação ao longo da vida.

Teorias da comunicação: os axiomas da comunicação humana; estilos comunicacionais e barreiras à comunicação.

Comportamentos e Comunicação: perfil comunicacional do enfermeiro educador.

O papel do outro na interação comunicacional: implicações para a prática. Educação pelos pares.

Metodologias/
Avaliação

Serão adoptadas metodologias ativas e participativas, centradas nos interesses dos estudantes, expressas na utilização de técnicas de partilha de informação, de debate e clarificação de opiniões, de valores e de atitudes e técnicas de treino de competências. Para tal, durante as sessões realizar-se-ão trabalhos de grupo, role-playing e brainstorming. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolverem um projecto de Educação para a Saúde que envolva a resolução de problemas reais através da intervenção terapêutica de enfermagem na comunidade académica.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Melo
(Prof. Doutor)

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