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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4436
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Métodos de ensino

Utilização do método expositivo e participativo, com relatos de caso e simulação, privilegiando momentos de comunicação e partilha de experiências anteriores e saberes adquiridos em outras unidades curriculares com o objetivo de uma construção coletiva de saberes, o que consolidará a apropriação de competências, dos progressos conseguidos e aspetos a melhorar, promovendo a motivação dos estudantes, favorecendo a sua aprendizagem. Para a avaliação, que será contínua, será proposta a realização de uma frequência com a ponderação de 100%.


Objetivos de Unidade Curricular

Enquadrar a enfermagem na promoção do autocuidado no idoso;

Compreender o processo do envelhecimento no contexto do compromisso no autocuidado;

Identificar o papel dos enfermeiros na promoção do autocuidado no idoso;

Reconhecer a importância dos instrumentos/estratégias promotoras do autocuidado;

Desenvolver a criatividade e sentido estético;

Identificar estratégias e ajudas técnicas que concorrem para a promoção do autocuidado mais adequadas ao idoso no contexto em que se insere, inseridas nos enunciados descritivos do Padrões de qualidade dos Cuidados de Enfermagem;

Capacitar para a organização do trabalho e gestão eficaz do tempo;

Assumir responsabilidades como gestor de caso na mobilização das respostas e recursos comunitários mais adequados para a promoção do autocuidado no idoso;

Identificar programas de melhoria da qualidade e procedimentos de garantia da qualidade.


Estagios

Nao


Programa

1 – O autocuidado no Idoso

2 - Estratégias adaptativas e ajudas técnicas no contexto do autocuidado: alimentação e gestão do regime terapêutico; higiene e vestir e despir; eliminação; mobilidade

3 - Envelhecimento ativo: sexualidade e interação social; recursos da comunidade

4 - A violência e o isolamento social

5 – Identificação de estratégias adaptativas e ajudas técnicas inovadoras para o autocuidado no idoso


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Almeida, L.; Bastos, P.r. (2017). Autocuidado No Idoso: Revisão Sistemática Da Literatura. Revista Espacios, 38(28), 3. Retirado De: Https://Www.revistaespacios.com/A17V38N28/A17V38N28P03.Pdf
Direção-Geral Da Saúde. (2015). Plano Nacional De Saúde: Revisão E Extensão A 2020. Retirado De: Http://1Nj5Ms2Lli5Hdggbe3Mm7Ms5.Wpengine.netdna-Cdn.com/Files/2015/06/Plano-Nacional-De-Saude-Revisao-E-Extensao-A-2020.Pdf.pdf
Organização Mundial De Saúde. (2008). Guia Global: Cidade Amiga Do Idoso. Geneve. Retirado De: Http://Www.who.int/Ageing/Guiaafcportuguese.pdf
World Health Organization. (2019). Ageing And Life Course. Geneve. Retirado De: Http://Www.who.int/Ageing/En/
World Health Organization. (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneve. Retirado De: Http://Apps.who.int/Iris/Bitstream/10665/67215/1/Who_Nmh_Nph_02.8.Pdf
World Health Organization. (2019). Active: Paquete De Intervenciones Técnicas Para Acrecentar La Actividad Física. Geneve. Retirado De: Https://Apps.who.int/Iris/Bitstream/Handle/10665/330363/9789243514802-Spa.pdf?Sequence=1&Amp;Isallowed=Y


Docente responsável

João Miguel Almeida Ventura Da Silva


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