Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1- Segurança no trabalho; 1.1- A evolução das condições de trabalho; 1.2- Organismos nacionais e internacionais relevantes na gestão da segurança e saúde no trabalho; 1.3- Fundamentos da segurança do trabalho; 1.4- Regulamentação nacional e comunitária sobre segurança do trabalho; 1.5- Organização e requisitos do sistema de gestão da segurança e saúde do Trabalho; 1.6- Sinalização de segurança; 1.7- Equipamentos de proteão individual e coletiva; 1.8- Prevenção e proteção contra incêndios; 2.Riscos associados ao local de trabalho; 2.1- Tipos de risco no local de trabalho: físicos, químicos, biológicos, radiológicos, ergonómicos e psicossociais; 2.2- Efeitos na saúde dos trabalhadores e medidas de controlo de exposição a riscos no local de trabalho; 2.3- Consequências da exposição ao risco no local de trabalho: incidente, acidente e doença profissional; 2.4- Evolução epidemiológica das estatísticas de incidente, acidente e de doença profissional – situação atual; 2.6- Medidas de controlo de exposição a riscos; 3- Metodologias e técnicas de avaliação de riscos profissionais presentes no local de trabalho; 3.1- Avaliação e controlo dos riscos; 3.2- Princípios da avaliação dos riscos; 3.3- Avaliação dos níveis de risco nos locais de trabalho; 3.4- Técnicas de análise de risco (análise preliminar de perigos, PHA); 3.5- Análise de modos e efeitos de falha (FMER); 3.6- Análise de perigos e operacionalidade (HAZOP); 3.7- Medidas de proteção e de prevenção à exposição ao risco laboral; 3.8- Intervenção do enfermeiro do trabalho em função do risco laboral; 4- Ergonomia; 4.1- Ergonomia: conceito e evolução; 4.2- Ergonomia: ciência Multi, inter e transdisciplinar; 4.3- Critérios fundamentais da ergonomia: conforto, segurança, saúde, eficácia e fiabilidade; 4.4- Visão da ergonomia acerca da posição do homem na organização do trabalho; 4.5- Sistema homem-trabalho/situação de trabalho: noção de sistema; componentes do sistema/situação do trabalho; tipos de relações; 4.6- Domínios da análise ergonómica: sistema sociotécnico; atividade; resultados da atividade; 4.7- Domínios de intervenção ergonómica: classificação da ergonomia do ponto de vista da intervenção – objeto. Objetivo, contexto e dimensão da intervenção; 4.8- A análise do trabalho como pressuposto da intervenção ergonómica: evolução da análise do trabalho; características da análise do trabalho, conceito de situação de trabalho, realidade de trabalho e de intervenção ergonómica; 4.9- Abordagens na análise do trabalho: observação; verbalizações; 4.10- Métodos de análise do trabalho: questionários, entrevistas, protocolos verbais, método de incidentes críticos, checklists, focus grupo; 4.11- Prevalência de patologia relacionados com os riscos ergonómicos; 4.12- Metodologia para a construção da intervenção ergonómica: abordagem global; construção da intervenção; conhecimento do funcionamento da organização, delimitação das situações de trabalho, pré-diagnóstico; diagnóstico; caderno de encargos funcional; intervenção ergonómica como processo de transformação; avaliação da intervenção ergonómica. |
Metodologias/ |
A metodologia a utilizar é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica. Serão igualmente proporcionados exercícios práticos de avaliação de riscos laborais associado a um posto de trabalho. Irá ser realizada uma visita de estudo onde os estudantes irão conhecer a política de segurança no trabalho de uma empresa e realizarão uma análise ergonómica a um posto de trabalho em contexto real com consequente aplicação de medidas de intervenção ergonómica negociadas com o trabalhador. |
Regente da Unidade Curricular |
Emília Telo |