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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Fundamentar a decisão ética com base no raciocínio ético valorativo;
  • Demonstrar capacidades de argumentação e de decisão ética na análise de situações relativas à prática clínica no contexto organizacional, reconhecendo os limites do seu papel e da sua competência;
  • Reconhecer a importância da epidemiologia e dos estudos epidemiológicos para a enfermagem no trabalho;
  • Conhecer o processo de revisão sistemática da literatura e a sua contribuição para uma prática-baseada na evidência em enfermagem do trabalho;
  • Incorporar os resultados da investigação na gestão estratégica de governação dos serviços de Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Conceber projetos de intervenção/investigação em enfermagem do trabalho/ Saúde Ocupacional.

Conteúdos programáticos        

1- Ética em enfermagem do trabalho/saúde ocupacional

1.1- Fundamentos conceptuais da ética, da moral, da deontologia profissional e da bioética;

1.2- Ética organizacional: conceito e evolução, valores éticos e a missão das organizações, cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro;

1.3- Desafios bioéticos nas organizações: Ética da responsabilidade, sigilo profissional (confidencialidade e privacidade), e direitos e deveres do enfermeiro de saúde Ocupacional na relação com o indivíduo e equipas;

1.4- Dimensão ética em saúde ocupacional: princípios éticos na relação clínica e interprofissional e ética do cuidado;

1.5- Capacidades para a tomada de decisão.

2- Epidemiologia e estatística em saúde ocupacional

2.1- Determinantes de saúde do trabalho, doenças profissionais e relacionadas ou agravadas com o trabalho: epidemiologia e estatística;

2.2- Tipos de estudos epidemiológicos aplicados à saúde ocupacional.

3. Investigação em enfermagem do trabalho/saúde ocupacional

3.1- Prática baseada na evidência: do conceito à sua implementação em enfermagem do trabalho;

3.2- Etapas da prática baseada na evidência: definição da pergunta de partida (Modelo PICO para formular questões clínicas), planeamento e realização da revisão da literatura, análise critica da literatura, integração da evidência na prestação de cuidados, avaliação do processo;

3.3- As revisões sistemáticas da literatura como o “golden standard” da prática baseada na evidência em enfermagem do trabalho;

3.4- Guias de boas práticas: desenvolvimento e implementação;

3.5- Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem do trabalho;

3.6- A “ética da evidência” na tomada de decisão clínica de enfermagem do trabalho.

4- Projetos de Intervenção/investigação em enfermagem do trabalho

4.1- Inovação e desenvolvimento em enfermagem do trabalho;

4.2- Conceção e Desenvolvimento de projetos de intervenção/investigação em enfermagem do trabalho/ saúde ocupacional.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia a utilizar para a maioria das Unidades Curriculares (UC) que compõem o Curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica da UC. Os estudantes realizarão uma revisão integrativa/sistemática da literatura, que dê resposta a uma questão problema e que, com ela, a elaboração de um plano de intervenção/investigação na área de enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Ferreira
(Prof.ª Doutora)

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