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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Debater as diferentes teorias de desenvolvimento psicológico;
  • Compreender as alterações neuroanatómicas e neurofisiológicas relacionadas com a psicopatologia;
  • Caracterizar as perturbações mentais mais comuns ao longo do ciclo vital;
  • Identificar as diversas opções terapêuticas na área da saúde mental e psiquiatria;
  • Debater diferentes intervenções terapêuticas nas diferentes perturbações mentais;
  • Caracterizar as intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações perturbações mentais;
  • Identificar os principais fatores de risco associados à utilização dos psicofármacos;
  • Demonstrar conhecimentos que irão suportar a sua ação perante o indivíduo com risco de alteração ou com alteração da saúde mental, família e comunidade;
  • Integrar os conhecimentos de neuroanatómicas e neurofisiológicas relacionadas com a psicopatologia no processo de diagnóstico e terapêutica da pessoa com perturbação psiquiátrica.

Conteúdos programáticos

  • O cérebro: evolução e conhecimento
  • Anatomia e fisiologia do sistema nervoso (SN)
  • Funcionamento do SN: Neuroanatomia e neurofisiologia; organização anatomo-funcional. Funções neurológicas: perceção, pensamento, atenção, consciência, movimento, linguagem
  • Fatores genéticos e neurofisiológicos que afetam a SM
  • Teorias de desenvolvimento psicológico
  • Classificações internacionais de referência na prática clínica em psiquiatria e escalas de avaliação psiquiátrica
  • Perturbações mentais no ciclo de vida da pessoa, segundo as classificações internacionais de referência.
  • Abordagem aos Transtornos: do Neurodesenvolvimento; Bipolar; Depressivos; de Ansiedade; Obsessivo-Compulsivo; Relacionados ao Estresse; Dissociativos; Alimentares; da Eliminação; do Sono-vigília; Disruptivos; Relacionados a Substâncias e Adição; Neurocognitivos; da Personalidade; Parafílicos e outros transtornos;
  • Intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações psicopatológicas
  • Gestão de emergências psiquiátricas

Metodologias/
 Avaliação

As metodologias de ensino alinham-se com a tipologia de aulas e assentam num equilíbrio entre objetivos, conteúdo e resultados de aprendizagem esperados. É provida uma abordagem interativa entre docente e estudantes, quer através de exposição e interrogação, com pesquisa orientada e reflexão individual e grupal em torno das principais perturbações mentais ao longo do ciclo vital e respetivas intervenções farmacológicas. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a suportar a caracterização das perturbações mentais ao longo do ciclo vital em momentos de consultadas classificações internacionais de diagnóstico e dos Guias psicofarmacológicos, com vista à intervenção segura. A avaliação resultará da média ponderada de uma frequência (70%) e um trabalho de grupo (30%), sendo este último um enquadramento teórico fundamentado de um quadro psicopatológico proposto tendo em consideração a incidência crescente de perturbações mentais ao nível regional e/ou nacional.

Regente da Unidade Curricular

Catarina Cláudia Santos Nogueira

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