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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conceber planos de intervenção centrados na pessoa, família e comunidade;
  • Implementar programas de promoção da saúde mental e prevenção da doença;
  • Implementar boas práticas de cuidados de enfermagem especializados na recuperação da pessoa com doença mental grave ao nível dos diferentes contextos, particularmente nos contextos diferenciados;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão, nos diferentes contextos de prestação de cuidados;
  • Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades;
  • Desenvolver um relatório que inclui a componente de investigação científica na área de especialização em ESMP;
  • Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
  • Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma e autorregulada. 

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com maior enfoque na pessoa em fase de descompensação clínica aguda ao longo do ciclo de vida, integrados em contextos de internamento e/ou de respostas diferenciadas.

Metodologias/
 Avaliação

A escolha dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos (conhecimentos, habilidades e atitudes) no âmbito dos cuidados de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica especializados, e respetivos requisitos para supervisão clínica em ESMP. O estudante numa ação participativa do seu processo de aprendizagem define objetivos específicos, em parceria com o tutor e docente/supervisor clínico. No sentido de potenciar o rácio entre estudante, docente/orientador, as orientações tutoriais serão atribuídas a docentes envolvidos na unidade curricular, favorecendo uma orientação à elaboração do relatório final com discussão pública. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final existente na escola (30%), com base no perfil de competências do enfermeiro EESMP e pelo relatório final de estágio com discussão pública (70%). Caso não obtenha aprovação terá que repetir a unidade curricular.

Regente da Unidade Curricular

 

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