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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer a importância do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa como fundamental para a prática clínica de acupuntura;
  • Compreender o significado dos achados clínicos obtidos através dos 4 métodos de diagnóstico;
  • Relacionar as diferentes áreas corporais, incluindo a língua, de forma a estabelecer um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa;
  • Compreender a importância da palpação do pulso para o estabelecimento do diagnóstico da medicina tradicional Chinesa e iniciar a sua prática;
  • Compreender os 8 princípios (Bagang).

Conteúdos programáticos

  • Introdução ao diagnóstico em MTC;
  • Os 4 Métodos de diagnóstico:

1. Inspeção/Observação (Inspeção do Shen, Inspeção do corpo e áreas específicas, Inspeção da cor, Inspeção da língua),

  • Análise somatotópica da língua e suas áreas correspondentes,
  • Características da língua (corpo, cor, capa, aspeto, marcas);
  • Auscultação
  • Olfação,
  • Palpação,
  • Palpação do pulso (Pulsologia)
  • Análise dos pulsos radiais (direito e esquerdo),
  • As seis posições (3+3: Cun, Guan, Chi) e correspondência com o Sistema Zang Fu,
  • Principais características: profundidade, volume, força, turgência.),
  • Diferenciação de síndromes segundo os 8 Princípios – Bagang (Interior- Exterior, Frio-Calor, Deficiência - Excesso, Yin - Yang).

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos e aplica-os no contexto prático – aula T e TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL. Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

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