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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as etapas do processo de investigação;
  • Analisar os diferentes tipos de investigação, finalidades, procedimentos, vantagens e limitações;
  • Compreender as ferramentas e métodos para desenvolver estudos científicos;
  • Valorizar a complementaridade das abordagens qualitativa, quantitativa e participativa na investigação;
  • Sustentar a tomada de decisão na melhor evidência científica;
  • Apresentar um projeto de investigação;
  • Demonstrar conhecimento sobre as etapas do processo, tipos de estudo e metodologias;
  • Avaliar criticamente artigos científicos;
  • Estrutura o projeto de investigação centrado no problema formulado respeitando todas as etapas do mesmo;
  • Planear a fase conceptual e metodológica da investigação;
  • Justificar as opções adotadas em cada etapa do processo de investigação;
  • Definir estratégias para construção de uma proposta de projeto de investigação.

Conteúdos programáticos

1 - Fases do processo de investigação.

2 - A formulação do problema de investigação.

3 - Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação.

4 - Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa.

5 - Características dos métodos. Críticas à sua abordagem.

6 - Desenho de Investigação.

6.1. - Elementos do desenho de investigação.

6.2 - Métodos de amostragem.

6.3 - Erro amostral. Representatividade da amostra.

6.4 - Instrumentos e Método de recolha de dados.

6.5 - Princípios de medida. Níveis de medida. Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário.

7 – Focus group; Worldcafé.

8 - Ética em investigação científica.

9 - Operacionalização dos requisitos éticos em investigação científica.

10 - Comissões de ética. O consentimento informado.

11 - Projeto de investigação.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, através da aplicação da técnica de PBL (Problem Based Learning). O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de apresentação escrita e oral.
Modalidade de avaliação contínua

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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