Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1 - Fases do processo de investigação. 2 - A formulação do problema de investigação. 3 - Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação. 4 - Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa. 5 - Características dos métodos. Críticas à sua abordagem. 6 - Desenho de Investigação. 6.1. - Elementos do desenho de investigação. 6.2 - Métodos de amostragem. 6.3 - Erro amostral. Representatividade da amostra. 6.4 - Instrumentos e Método de recolha de dados. 6.5 - Princípios de medida. Níveis de medida. Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário. 7 – Focus group; Worldcafé. 8 - Ética em investigação científica. 9 - Operacionalização dos requisitos éticos em investigação científica. 10 - Comissões de ética. O consentimento informado. 11 - Projeto de investigação. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, através da aplicação da técnica de PBL (Problem Based Learning). O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de apresentação escrita e oral. |
Regente da Unidade Curricular |
Liliana Mota |