Oliveira de Azeméis é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, situada na Grande Área Metropolitana do Porto, região Norte e NUT III de Entre Douro e Vouga. É sede de um município que conta com 19 freguesias, distribuídas por 12 unidades territoriais.
Com 163,41 km² de área, o município é ocupado por cerca de 69 000 habitantes.
Oliveira de Azeméis é uma importante localidade desde tempos imemoriais, sendo um local com presença humana comprovada, desde pelo menos 2000 a.C., nos castros de Ul e de Ossela. Mais tarde, transformou-se num ponto de paragem das vias romanas de Conímbriga-Porto e Lisboa-Braga, da qual subsiste o marco miliário da milha XII.
Cidade situada entre duas capitais de distrito: Porto (a Norte) e Aveiro (a Sul).
Próximo do Mar (Furadouro, 23Km /Torreira, 32Km) e da Serra (Arouca, 29 Km, Serra da Freita).
Município com forte envolvência empresarial de projeção nacional e internacional.
Como chegar?
Chega-se à cidade de Oliveira de Azeméis através da A1 (Auto-estrada do Norte), nó de Estarreja e da Feira, consoante se vem de Sul ou de Norte respetivamente.
Para além da A1, que atravessa o território concelhio, outras vias permitem o acesso fácil ao concelho, tais como o itinerário Complementar n.º2 (IC2) e a E.N.224. Oliveira de Azeméis está já ligada diretamente à cidade do Porto através da A32 (Auto-estrada do Douro Litoral).
A nível ferroviário, está em funcionamento a linha do Vale do Vouga que estabelece ligação com a linha do Norte em Espinho, podendo-se daí prosseguir para o Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, etc. Existem ligações regulares de autocarro para o Porto, Aveiro e Coimbra, bem como outras de âmbito mais restrito, a nível local e regional.
Saiba mais aqui.