O Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica tem como objectivo proporcionar aos enfermeiros, a aquisição de competência científica, técnica, humana e cultural adequadas à prestação de cuidados de Enfermagem Especializados na área de Saúde Materna e Obstetrícia.
O Plano de Estudos do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica deve assegurar a qualificação de enfermeiros especializados para a prestação e gestão de cuidados de enfermagem à mulher ao longo do seu ciclo reprodutivo, ao recém-nascido, à família e a grupos de risco, no âmbito dos cuidados de saúde primários e dos cuidados diferenciados, assim como, participar activamente nos processos de mudança, nos processos de formação contínua e investigação com vista à optimização dos sistemas e práticas de cuidados de saúde sexual e reprodutiva.
Curso que habilita à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. A titularidade deste curso não afasta a necessidade de cumprimento dos demais requisitos necessários à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, pela Ordem dos Enfermeiros.
Coordenação: Rita Leal
Mestre em enfermagem de saúde familiar
Título de especialista (Dec. Lei 206/ 2009 de 31 de agosto) área cientifica de enfermagem
Título de especialista pela Ordem dos Enfermeiros em enfermagem de saúde materna e obstétrica
Ano letivo 2021-2022 | 11ª Edição
Edital | Seriação de Candidatos |
4ª Fase | 4ª Fase |
3ª Fase | 3ª Fase |
2ª Fase | 2ª Fase |
1ª Fase | 1ª Fase |
Anexo I - Curriculum Profissional e Académico
Anexo II - Critérios de Seriação
→ CANDIDATURA ONLINE
Tutorial
Termos e Condições
Emolumentos
Taxa de Candidatura: 100,00€
Quando beneficiar de condições especiais (ver abaixo), concluída a candidatura online, deverá email do comprovativo para contabilidade@essnortecvp.pt, mencionando o número de candidato(a).
Condições Especiais
Isenção de Taxa de Candidatura para:
- Tutores/supervisores no acompanhamento de estudantes em Ensinos Clínicos/Estágios da escola;
- Antigos Estudantes;
- Voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, no ativo, devidamente comprovado;
- Familiares (pai, mãe, cônjuge, irmão e filho) que ingressam no mesmo ano e
- Familiares (pai, mãe, cônjuge, irmão e filho) de antigos estudantes da Escola.
Os candidatos colocados após receberem informação no correio eletrónico, devem no prazo estipulado em Edital, proceder à matrícula/inscrição no formulário ONLINE e submeter a seguinte documentação:
- Fotografia tipo passe;
- Boletim de Vacinas completo e atualizado ou Histórico de Vacinação.
Emolumentos
Taxa de Inscrição/Matrícula anual (inclui seguro escolar e cartão de estudante): 310,00€
Regulamento para Pagamento de Emolumentos, Taxas e Propinas 2020-2021
Condições Especiais
10% de desconto, no valor total da propina, quando paga na sua totalidade, no início do ano letivo.
5% de desconto, no valor total da propina, quando paga em duas prestações.
Quem pretender beneficiar destas condições especiais, deverá enviar um email para contabilidade@essnortecvp.pt, mencionando o número de estudante e a modalidade de pagamento.
Os pedidos de creditação devem ser formalizados de acordo com os Artigos 6º e 7º do Regulamento de Creditação da Formação e Experiência Profissional, aplicando-se os emolumentos previstos no Regulamento para o Pagamento de Emolumentos, Taxas e Propinas.
Os pedidos de creditação são formalizados até ao limite de 15 dias úteis, contados a partir do último dia da data prevista para o ato de matrícula.
A aceitação de pedidos de creditação, fora dos momentos referidos anteriormente, carece de autorização do Presidente do Conselho Técnico Científico e está sujeito ao agravamento de 20% do valor da taxa de pedido de creditação.
Relativamente à creditação de experiência profissional (estágios/ensinos clínicos), conforme n.º 11 do Artigo 3.º do regulamento, são analisados os requisitos e documentos que suportam a fundamentação do pedido do estudante, relativos a mais de cinco anos de atividade profissional.
A instrução incompleta ou insuficiente dos pedidos, pode determinar a suspensão da respetiva análise ou a exclusão dos mesmos.
Resultado ao pedido de creditação da formação académica - 2ª Fase
Esta informação, não dispensa a consulta dos regulamentos aplicáveis.