O Estágio desenvolve-se de acordo com a orientação descrita no “Guia de Estágio” fornecido aos estudantes e tutor. Os resultados esperados no final do estágio e expressos no “Guia de Estágio” terão como matriz operativa os critérios de competência acrescida diferenciada ou avançada (conforme se aplique) previstos no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem em Viabilidade Tecidualr e Feridas da Ordem dos Enfermeiros. A Prática em Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas organiza-se com base na metodologia de estágio, objetiva a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades, em contexto clínico. O processo de aprendizagem privilegiará a avaliação formativa no decorrer do estágio, com base na demonstração de competências como enfermeiro em viabilidade tecidular e feridas, recorrendo a estratégias de reflexão, partilha e discussão, nos contextos de prática clinica. A avaliação do estudante será um processo contínuo, feito com base no trabalho produzido, na criatividade manifestada, na apresentação dos resultados e na aquisição de competências. No final, o estudante elabora um Relatório Reflexivo do estágio.
- Permitir que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos sobre viabilidade tecidular e tratamento de feridas num ambiente clínico real.
- Promover o desenvolvimento de habilidades específicas na avaliação, tratamento e monitorização de feridas complexas.
- Assegurar que os estudantes compreendem e apliquem os princípios éticos, legais e deontológicos na prática de enfermagem em viabilidade tecidular e feridas.
- Facilitar a interação com diferentes profissionais de saúde, promovendo um trabalho em equipa eficaz e multidisciplinar.
- Encorajar a implementação de práticas preventivas no cuidado à pessoa com ferida, com o objetivo de evitar complicações e promover a recuperação tecidular.
- Desenvolver habilidades de comunicação clara e eficaz com a pessoa, família e equipa de saúde.
- Assegurar que os estudantes mantenham registos clínicos precisos e completos relacionados ao cuidado de enfermagem à pessoa com ferida.
- Promover o uso do pensamento crítico e resolução de problemas na gestão da pessoa com feridas complexas
- Integrar a melhor evidência científica no processo de atuação em viabilidade tecidular e feridas.
- Utilizar a investigação como ferramenta, essencial para a sua prática em viabilidade tecidular e feridas.
Sim
Aplicação em contexto real dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas do Curso de Pós-Graduação em Viabilidade Tecidular e Feridas.
Instrumento de Avaliação Final: 25.0%
Relatório de Estágio: 75.0%
A Contemplada Nas Unidades Curriculares Já Leccionadas Que Compõem O Curso.
Elsa Cristina Morais De Figueiredo Dos Santos