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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Misto
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100594
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. A avaliação será realizada através de um trabalho individual (100%). Os estudantes podem optar por exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Desenvolver competências para promover a adesão da pessoa com ferida ao regime terapêutico

Desenvolver competências de gestão do autocuidado em pessoas com feridas complexas

Desenvolver competências de promoção do empoderamento da pessoa e cuidadores para o processo de gestão e aceitação da saúde/doença

Desenvolver conhecimento sobre a motivação, o vínculo e a (co)responsabilização no processo de educação para a saúde de doentes e cuidadores


Estagios

Nao


Programa

Promoção da Adesão ao Regime Terapêutico: Conceitos Básicos de Adesão ao Tratamento; Métodos de Medida da Adesão; Fatores Determinantes da Adesão; Teorias da Adesão

Promoção da Gestão do Autocuidado em Pessoas com Feridas Complexas: Teorias do Autocuidado; Avaliação do autocuidado; Tecnologias e Recursos para o Autocuidado

Empoderamento da Pessoa e Cuidadores para o Processo de Gestão e Aceitação da Saúde/Doença: Conceitos e Estratégias de Empoderamento; Empoderamento e Tomada de Decisão Compartilhada;

Motivação, Vínculo e (Co)responsabilização no Processo de Educação para a Saúde de Doentes e Cuidadores: Teorias da Motivação; Construção de Vínculos Efetivos; Promoção da responsabilidade compartilhada nos cuidados de saúde; Promoção da autoeficácia em doentes e cuidadores


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho Individual : 100.0%


Itens Bibliograficos

1. Callender, L. F., Johnson, A. L., &Amp; Pignataro, R. M. (2021). Patient-Centered Education In Wound Management: Improving Outcomes And Adherence. Advances In Skin &Amp; Wound Care, 34(8), 403–410. Https://Doi.org/10.1097/01.Asw.0000753256.29578.6C
2. Ekegren, C. L., Braaf, S., Ameratunga, S., Ponsford, J., Nunn, A., Cameron, P., Lyons, R. A., &Amp; Gabbe, B. J. (2020). Adaptation, Self-Motivation And Support Services Are Key To Physical Activity Participation Three To Five Years After Major Trauma: A Qualitative Study. Journal Of Physiotherapy, 66(3), 188–195. Https://Doi.org/10.1016/J.jphys.2020.06.008
3. Gethin, G., Probst, S., Stryja, J., Christiansen, N., &Amp; Price, P. (2020). Evidence For Person-Centred Care In Chronic Wound Care: A Systematic Review And Recommendations For Practice. Journal Of Wound Care, 29(Sup9B), S1–S22. Https://Doi.org/10.12968/Jowc.2020.29.Sup9B.s1
4. Langemo, D. (2012). General Principles And Approaches To Wound Prevention And Care At End Of Life: An Overview. Ostomy/Wound Management, 58(5), 24–26, 28, 30 Passim.
5. Li, H., Gan, L., Sun, Y., &Amp; Yu, H.-T. (2023). A Randomized Controlled Study On Systematic Nursing Care Based On Health Empowerment Theory And Its Effect On The Self-Care And Functional Abilities Of Patients With Spinal Fractures. Journal Of Orthopaedic Surgery And Research, 18(1), 821. Https://Doi.org/10.1186/S13018-023-04317-Z
6. Morris, L. S., Grehl, M. M., Rutter, S. B., Mehta, M., &Amp; Westwater, M. L. (2022). On What Motivates Us: A Detailed Review Of Intrinsic V. Extrinsic Motivation. Psychological Medicine, 52(10), 1801–1816. Https://Doi.org/10.1017/S0033291722001611
7. Oni, D. (2020). Foot Self-Care Experiences Among Patients With Diabetes: A Systematic Review Of Qualitative Studies. Wound Management &Amp; Prevention, 66(4), 16–25. Https://Doi.org/10.25270/Wmp.2020.4.1625
8. Papadopoulos, A., &Amp; Jukes, R. (1999). Motivation And Compliance In Wound Management. Journal Of Wound Care, 8(9), 467–469. Https://Doi.org/10.12968/Jowc.1999.8.9.26199
9. Probst, S., Seppänen, S., Gerber, V., Hopkins, A., Rimdeika, R., &Amp; Gethin, G. (2014). Ewma Document: Home Care-Wound Care: Overview, Challenges And Perspectives. Journal Of Wound Care, 23 Suppl 5A, S1–S41. Https://Doi.org/10.12968/Jowc.2014.23.Sup5A.s1
10. Silva, R. M., &Amp; Fernandes, F. A. V. (2019). Wound Navigator Profiling: Scoping Review. Revista Gaucha De Enfermagem, 40, E20180421. Https://Doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180421
11. Xu, X., Han, J., Li, Y., Sun, X., Lin, P., Chen, Y., Gao, F., Li, Z., Zhang, S., &Amp; Sun, W. (2020). Effects Of Orem’s Self-Care Model On The Life Quality Of Elderly Patients With Hip Fractures. Pain Research &Amp; Management, 2020, 5602683. Https://Doi.org/10.1155/2020/5602683


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