As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. A metodologia segue uma orientação de pedagogia ativa, com participação contínua dos estudantes: Estudo de casos; Análise e simulação de situações de conflito; diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos.
Ao longo das sessões letivas serão utilizadas as diferentes metodologias de ensino referidas, de forma a respeitar e atender à diversidade de estudantes, das suas necessidades e aos objetivos de aprendizagem definidos, permitindo desenvolver percursos flexíveis de aprendizagem de forma a favorecerem atitudes critico-reflexiva sobre as dimensão comunicação e relacional na Supervisão Clínica, assim como, de estratégia de gestão e mediação de conflitos nas relações supervisivas.
As metodologias serão sistematicamente ajustadas no decorrer das sessões, favorecendo o compromisso e a constante cooperação entre estudantes, como forma de criar as sinergias necessárias à capacidade de concentração, de aprendizagem autodirigida e de motivação para a prática de supervisão clínica reflexiva.
Competências:
Nao
1. Novos paradigmas da Comunicação estratégica:
1.1. Comunicação organizacional;
1.2. Relações Publicas;
1.3. Comunicação Corporativa;
1.4. Comunicação de Negócio.
2. Atitudes comportamentais na Comunicação;
3. Comunicação interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva;
4. Comunicação corporal e a comunicação escrita;
5. Redes de Comunicação;
6. Comunicação grupal e atitudes facilitadoras em supervisão clínica;
7. Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos;
8. Funcionamento de um grupo e respetivas fases;
9. Dinâmicas de Grupo;
10. Situações de conflitos:
10.1. Atitudes e comportamentos na gestão e resolução dos conflitos;
10.2. Estratégias negociais e de mediação de conflitos nas relações supervisivas;
10.3. Gestão de conflitos para a prática supervisiva.
Trabalho de grupo: 100.0%
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