As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. A metodologia segue uma orientação de pedagogia ativa, com participação contínua dos estudantes: Estudo de casos; Análise e simulação de situações de conflito; diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos.
Ao longo das sessões letivas serão utilizadas as diferentes metodologias de ensino referidas, de forma a respeitar e atender à diversidade de estudantes, das suas necessidades e aos objetivos de aprendizagem definidos, permitindo desenvolver percursos flexíveis de aprendizagem de forma a favorecerem atitudes critico-reflexiva sobre as dimensão comunicação e relacional na Supervisão Clínica, assim como, de estratégia de gestão e mediação de conflitos nas relações supervisivas.
As metodologias serão sistematicamente ajustadas no decorrer das sessões, favorecendo o compromisso e a constante cooperação entre estudantes, como forma de criar as sinergias necessárias à capacidade de concentração, de aprendizagem autodirigida e de motivação para a prática de supervisão clínica reflexiva.
Competências:
Nao
1. Novos paradigmas da Comunicação estratégica:
1.1. Comunicação organizacional;
1.2. Relações Publicas;
1.3. Comunicação Corporativa;
1.4. Comunicação de Negócio.
2. Atitudes comportamentais na Comunicação;
3. Comunicação interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva;
4. Comunicação corporal e a comunicação escrita;
5. Redes de Comunicação;
6. Comunicação grupal e atitudes facilitadoras em supervisão clínica;
7. Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos;
8. Funcionamento de um grupo e respetivas fases;
9. Dinâmicas de Grupo;
10. Situações de conflitos:
10.1. Atitudes e comportamentos na gestão e resolução dos conflitos;
10.2. Estratégias negociais e de mediação de conflitos nas relações supervisivas;
10.3. Gestão de conflitos para a prática supervisiva.
Trabalho de grupo: 100.0%
Andrelo, R. (2015). Comunicação E Estratégias. In: Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação E Liderança, Pp. 46-53
Berg, E. A. (2012). Administração De Conflitos: Abordagens Práticas Para O Dia-A-Dia (1ª Ed). Curitiba: Juruá.
Brito, S. (2015). Fundamentos Da Comunicação Nas Organizações. In: Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação E Liderança, Pp. 8-17.
Burbridge, R. M. &Amp; Burbrige, A. (2012). Gestão De Conflitos: Desafios Do Mundo Corporativo. São Paulo: Saraiva.
Carrillo, Maria (2014). Comunicação Estratégica No Ambiente Comunicativo Das Organizações Atuais. In: Comunicação E Sociedade. 26, 71-80.
Fachada, M. (1999). Psicologia Das Relações Interpessoais. Lisboa: Rumo.
Garrido, F.; Goldhaber, G. &Amp; Putnam, L. (2022). Fundamentos De Comunicación Organizacional. Colombia: Organizational Communication Global Network.
Pio Abreu, J. L. (Ed). Comunicação E Medicina. Coimbra: Virtualidade.
Prause, D. &Amp; Mujtaba, B. G. (2015). Conflict Management Practices For Diverse Workplaces. Journal Of Business Studies Quarterly. 6 (3), 14-22.
Riley, J. B. (2000). Comunicação Em Enfermagem (4ª Ed). Loures: Lusociência.
Schulze, A., Stade, M. &Amp; Netzel, J. (2014). Conflict And Conflict Management In Innovation Processes In The Life Sciences. Creativity And Einnovation Management. 23(1), 57 –75. Doi.org/10.1111/Caim.12048
Sequeira, C. (Coord.) (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa. Lidel.
Watzlawick, P., Bavelas, J. B., Jackson, D. D. (1996). Pragmática Da Comunicação Humana: Um Estudo Dos Padrões, Patologias E Paradoxos De Interação. São Paulo: Editora Cultrix.
Tiago Filipe Oliveira Costa