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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4561
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Métodos de ensino

Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de grupo com “Problem Base Learning” e jogos androgógicos, discussão e reflexão. As temáticas a abordar pelos docentes têm também vinculação a conteúdos de outras unidades curriculares onde se aborda o impacto do desenvolvimento de competências do Enfermeiro para o recurso à Supervisão Clínica em Enfermagem.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Identificar as competências do domínio da Supervisão Clínica;
  • Descrever a relação supervisiva enquanto garante para uma transição socioprofissional segura e para a qualidade dos cuidados de Enfermagem;
  • Reconhecer o valor da colaboração na relação supervisor/supervisado, para o favorável desenvolvimento de competências pessoais e profissionais;
  • Desenvolver a apropriação do enquadramento normativo e regulador da profissão;
  • Analisar as propostas de modelos de Supervisão Clínica em Enfermagem para situações de formação/integração profissional, desenvolvimento de práticas assistenciais e apoio emocional.

Competências:

  • Conhece os modelos de Supervisão Clínica em Enfermagem e o seu enquadramento sociohistórico;
  • Conhece a dinâmica do processo supervisivo;
  • Utiliza as estratégias supervisivas;
  • Desenvolve a relação supervisiva;
  • Avalia o seu trabalho como supervisor e o processo desenvolvido.


Estagios

Nao


Programa

1.Percurso sócio histórico da Supervisão

2. Conceitos

3. Modelos / matrizes de Supervisão

4. A relação supervisiva

5. Modelo de Supervisão clínica

6. Conceito de competência e enquadramento dos referenciais da OE

7. Competências do Supervisor Clínico

8. Perfil do Supervisor Clínico

9. Estilos de Supervisão

10. O processo supervisivo

11. As estratégias supervisivas:

12. A reflexão e o pensamento crítico

13. Da observação clínica à observação andragógica

14. A comunicação clínica e interacionista


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Caso prático: 50.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, Wilson (2002A). Supervisão Clínica Em Enfermagem: Pensar As Práticas, Gerir A Formação E Promover A Qualidade. Revista Sinais Vitais, Coimbra: Editora Formasau, 45 (11), 53-57.

Alarcão, Isabel; Tavares, José (2003). Supervisão Da Prática Pedagógica, Uma Perspectiva De Desenvolvimento E Aprendizagem. 2ª Edição. Coimbra: Livraria Almedina.

Bennett, Jenny, Et Al (2001). Implementing Clinical Supervision In A Nhs Community Trust-Sharing: The Vision. In: Cutcliffe, Et Al (2001) (Org.). Fundamental Themes In Clinical Supervision. London: Routledge Editions.

Bishop, Verónica (1998). Clinical Supervision In Practice. London: Palgrave.

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Cutcliffe, John R., Et Al (2001) (Org.). Fundamental Themes In Clinical Supervision. London: Routledge.

Frawley-O’dea, Mary Gail (2001). The Supervisory Relationship: A Contemporary Psychodynamic Approach. New York: The Gullford Press.

Clouder, L.,Sellars, J. (2004). Reflective Practice And Clinical Supervision: An Interprofessional Perspective. Journal Of Advanced Nursing, 46(3), 262-269.

Degeneffe, C. E. (2006). Clinical Supervision In The Helping Professions: A Practical Guide. Rehabilitation Counseling Bulletin, 50(1), 59-60.

Rice, F., Cullen, P., Etal. (2007). Clinical Supervision For Mental Health Nurses In Northern Ireland: Formulating Best Practice Guidelines. Journal Of Psychiatric And Mental Health Nursing, 14(5), 516-521.

Sloan, G. (2005). Clinical Supervision: Beginning The Supervisory Relationship. British Journal Of Nursing (Mark Allen Publishing), 14(17), 918-923.

Sá-Chaves, I.(2003). Formação, Conhecimento E Supervisão. Aveiro: Universidade De Aveiro

Soares, C. (2009). A Formação De Supervisores Para A Supervisão Em Ensino Clínico. Revista Sinais Vitais, 85(7), 49-58.

Soares, C. (2004). Supervisão E Formação Profissional: Um Estudo Em Contexto De Trabalho. Tese De Mestrado. Aveiro: Universidade De Aveiro.

Wilkerson, K. (2006). Peer Supervision For The Professional Development Of School Counselors: Toward An Understanding Of Terms And Findings. Counselor Education &Amp; Supervision, 46(1), 59-67.

Yegdich T. (1999). Clinical Supervision And Managerial Supervision: Some Historical And Conceptual Considerations. J Adv Nurs;30(5):1195-1204.

Legislação Em Vigor (Ordem Dos Enfermeiros; Ministério Da Ciência E Ensino Superior)

Para A Pesquisa De Artigos Sugere-Se A Utilização Das Base De Dados Disponibilizada Pela Essnortecvp Em Www.b-On.pt; Http://Scholar.google.pt/; Http://Search.ebscohost.com E Http://Www.sciencedirect.com

O Docente Pode Propor E Disponibilizar Outros Recursos Para O Interesse Do Momento De Aprendizagem.


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