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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4568
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Métodos de ensino

O Estágio desenvolve-se de acordo com a orientação descrita no “Guia de Estágio” fornecido aos estudantes e supervisor. Os resultados esperados no final do estágio e expressos no “Guia de Estágio” terão como matriz operativa os critérios de competência acrescida diferenciada ou avançada (conforme se aplique) previstos no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica da Ordem dos Enfermeiros. A Prática em Supervisão Clínica organiza-se com base na metodologia de estágio, objetiva a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades em supervisão clinica em Enfermagem, em contexto clínico. O estudante terá a experiência prática de orientar estudantes do CLE em contexto de laboratório ou de ensino clínico, ou de supervisão clínica a estudantes das Pós-licenciaturas de Especialização em Enfermagem, dependendo da sua área de especialização e ainda de profissionais em contexto de prática clínica. O processo de aprendizagem privilegiará a avaliação formativa no decorrer do estágio, com base na demonstração de competências como supervisor clínico, recorrendo a estratégias de reflexão, partilha e discussão em grupo de situações vivenciadas no papel de supervisor, nos contextos de prática clinica. A avaliação do estudante será um processo contínuo, feito com base no trabalho produzido, na criatividade manifestada, na apresentação dos resultados e na aquisição de competências. No final, o estudante elabora um Relatório Reflexivo do estágio, o qual será apresentado oralmente, com discussão das opções tomadas ao longo deste percurso formativo.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Praticar processos de supervisão clínica em contextos clínicos reais;
  • Demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes relativas ao papel de supervisor, considerando o contato direto com o contexto de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso;
  • Demonstrar respeito pelos valores, princípios éticos e deontológicos e normas legais da profissão, no processo supervisivo;
  • Reconhecer a importância da reflexão ético-deontológica no contexto da relação supervisiva;
  • Demonstrar habilidades de comunicação assertiva, orientação e negociação;
  • Demonstrar o desenvolvimento profissional como estratégia de capacitação do supervisado para uma prática profissional de excelência;
  • Reconhecer a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Reconhecer a centralidade do supervisado, no processo supervisivo;
  • Distinguir e empregar os modelos, estilos, estratégias e instrumentos a utilizar na Supervisão Clínica;
  • Empregar modelos e instrumentos de avaliação a utilizar na Supervisão Clínica;
  • Demonstrar uma relação de colaboração e de suporte ao supervisado;
  • Demonstrar uma autonomização gradual e segura do supervisado;
  • Demonstrar a participação do supervisado nos processos de melhoria da qualidade;
  • Demonstrar uma relação de colaboração nas interfaces pessoais, profissionais e institucionais.

Competências:

  • Desenvolve uma prática profissional, ética e legal, em Supervisão Clínica, agindo de acordo com as normas legais, os princípios Éticos e a Deontologia Profissional;
  • Desenvolve um processo dinâmico, interpessoal e formal de suporte, no decurso do acompanhamento e desenvolvimento de competências profissionais do supervisado que tem como finalidade o desenvolvimento pessoal e profissional deste e de si próprio;
  • Garante uma transição socioprofissional segura, com vista à garantia da qualidade dos cuidados e das aprendizagens profissionais.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação em contexto real dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica.


Itens Bibliograficos

A Contemplada Nas Unidades Curriculares Já Leccionadas Que Compõem O Curso.


Docente responsável

Catarina Cláudia Santos Nogueira


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