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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4596
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Métodos de ensino

Exposigdo/conferéncia;
Discussdo orientada;
Discussgo de estudos de caso em grupo;
Aprendizagem colaborativa.


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer os percursos e processos preponderantes da formagdo em Enfermagem;
Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento pessoal e profissional;
Promover o pensamento critico-reflexivo;
Compreender a importancia dos processos de formação e aprendizagem ao longo da vida;
Definir o conceito de competéncia;
Identificar as competéncias acrescidas diferenciadas e avangadas do enfermeiro estomaterapeuta;
Perceber o processo de certificagdo da competéncia acrescida diferenciada e avangada de enfermagem em Estomaterapia.
Conhecer os elementos essenciais a formulação de um projeto de formação em servigo.
Estimula a aplicagdo do conhecimento e o cumprimento dos valores e normas legais da profissão;
Demonstra compromisso com as organizagdes envolvidas no processo de formaggo, sua visão, missão, valores e objetivos organizacionais;
Cria condigbes para discutir e esclarecer aspetos inerentes as situações experienciadas;
Garante a mobilizagdo de recursos cognitivos, afetivos, sociais, contextuais e técnico instrumentais;
Promove estratégias de atualização e implementação na garantia da melhoria continua nos contextos clinicos no &mbito da enfermagem em estomaterapia;
Estimula a discussão das praticas, envolvendo a equipa multidisciplinar no âmbito da estomaterapia, potenciando a partilha, atualizagdo e o pensamento critico-reflexivo;
Cria oportunidades promotoras para o desenvolvimento profissional de exceléncia na área da enfermagem em estomaterapia;
Encara a formag&o como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional;
Garante uma atitude critico-reflexiva sobre a dimensão relacional no &mbito da enfermagem em estomaterapia;
Adequa, na medida do seu desenvolvimento, as melhores estratégias, o ritmo e a forma de assungdo gradual de autonomia na tomada de decisdo e no exercicio profissional;
Assegura a partilha e a reflexdo entre os pares supervisores/supervisados.


Estagios

Nao


Programa

1. Percursos e processos de formação em Enfermagem
1.1.1 Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional
2. Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional
2.1. Modelo androgdgico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles
2.2. Modelo bioecolégico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris
2.3. Modelo de aquisição de competéncias de Benner
3. Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida
3.1. Formagdo reflexiva
4. Competéncia Acrescida Diferenciada de enfermagem em estomaterapia
4.1. Perspetivas da Competéncia segundo Le Boterf e Perrenoud
4.2. Perspetiva normativa
4.2.1. Competéncia Acrescida
4.1.2. Competéncia Acrescida Diferenciada
4.1.3. Competéncia Acrescida Avancada


Métodos de Avaliação

Avaliação Continua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, W. (2007). Formação E Aprendizagem Em Contexto Clínico. Fundamentos, Teorias E Considerações Didáticas. Formasau. Coimbra.
Alarcão L., &Amp; Canha, B. (2013). Supervisão E Colaboração. Uma Relação Para O Desenvolvimento. Porto
Editora. Porto.
Alarcão, |., &Amp; Rua, M. (2005). Interdisciplinaridade, Estágios Clínicos E Desenvolvimento De
Competências. Texto &Amp; Contexto-Enfermagem, 14(3), 373-382.
Benner, P. (2001). De Iníciado A Perito. Quarteto Editora. Coimbra.
Bhering, E., &Amp; Sarkis, A. (2009). Modelo Bioecológico Do Desenvolvimento De Bronfenbrenner: Implicações
Para As Pesquisas Na Área Da Educação Infantil. Revista Horizontes, 2, 7-20.
Bronfenbrenner, U. (2005). Making Human Beings Human: Bioecological Perspectives On Human
Development. S. Publications, Ed.
Bronfenbrenner, U., &Amp; Morris, P. A. (2007). The Bioecological Model Of Human Development. Handbook Of
Child Psychology, 1.
Clark, E., Draper, J., &Amp; Rogers, J. (2015). Illuminating The Process: Evaluating The Impact Of Continuing
Professional Education On Practice. Nurse Education Today, Pp. 388-394.


Docente responsável

Fernanda Maria Príncipe Bastos Ferreira


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