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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4579
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

- Avalia as necessidades no exercício profissional adequadas às fases do processo de tomada de decisão; 
- Analisa a conceção de cuidados de enfermagem baseada no conhecimento formal e saber práxico; 
- Transfere o conhecimento, o raciocínio clínico e a evidência para as práticas em emergência extra-hospitalar; 
- Aplica o conhecimento formal e o saber práxico na conceção de cuidados aquando das práticas em emergência extra-hospitalar; 
- Reflete sobre a relevância dos Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão em Enfermagem em emergência-extra-hospitalar


Estagios

Nao


Programa

- A relevância dos referenciais teóricos na emergência extra-hospitalar em Enfermagem
- Pensamento crítico para o processo de tomada de decisão e resolução de problemas de enfermagem
Fases do processo de tomada de decisão
Processo de tomada de decisão baseado na evidência
Processo de tomada de decisão baseado nos dados
Tomada de decisão colaborativa
Fatores que influenciam o processo de tomada de decisão
- Terminologias e Ontologias de Enfermagem
- O conhecimento formal e o saber práxico na conceção de cuidados
Capacidade de Raciocínio clínico
Desenvolvimento do raciocínio clínico e do conhecimento na prática clínica
- Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão em Enfermagem


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de síntese: 100.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, W. (2007). Formação E Aprendizagem Em Contexto Clínico: Fundamentos, Teorias E Considerações Didácticas. Coimbra, Portugal: Formasau.

Benner, P. (2001). De Iniciado A Perito: Excelência E Poder Na Prática Clínica De Enfermagem (Ed. Comemorativa). (A. Queirós &Amp; B. Lourenço, Trad.). Coimbra, Portugal: Quarteto. (Obra Original Publicada Em 1984).

Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing: Theory And Process. United States Os America: Elsiver

Higgs, J., Jones, M.a., Loftus, S., Christensen, N. (2008). Clinical Reasoning In The Health Professions. London: Elsevier

Meleis, A. (1997). Theoretical Nursing: Development &Amp; Progress. 3Rd. Ed., Lippincott, Philadelphia

O’neill E S; Dluhy N; Chin E. (2005). Modelling Novice Reasoning For A Computarized Decision Support System. Journal Of Advanced Nursing, 49.

Standing, M. (2014). Clinical Judgement And Decision Making For Nursing Students: Transforming Nursing Practice. California: Sage Publications.


Docente responsável

Liliana Andreia Neves Da Mota


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