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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4558
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Compreender o contributo dos referenciais teóricos em Supervisão Clínica;
  • Desenvolver o expertise no processo de tomada de decisão e raciocínio clínico na Supervisão Clínica;
  • Identificar os fatores que influenciam a tomada de decisão e o raciocínio clínico;
  • Desenvolver capacidade de conceção de cuidados de enfermagem na Supervisão Clínica. 

Competências:

  • Avalia as necessidades no exercício profissional adequadas às fases do processo de tomada de decisão;
  • Analisa a conceção de cuidados de enfermagem baseada no conhecimento formal e saber práxico;
  • Transfere o conhecimento, o raciocínio clínico e a evidência para as práticas supervisivas;
  • Aplica o conhecimento formal e o saber práxico na conceção de cuidados aquando das práticas supervisivas;
  • Reflete sobre a relevância dos Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão na Supervisão Clínica.


Estagios

Nao


Programa

  • A relevância dos referenciais teóricos na Enfermagem;
  • Pensamento crítico para o processo de tomada de decisão e resolução de problemas de enfermagem:

            Fases do processo de tomada de decisão;

            Processo de tomada de decisão baseado na evidência;

            Processo de tomada de decisão baseado nos dados;

            Tomada de decisão colaborativa;

            Fatores que influenciam o processo de tomada de decisão.

  • Terminologias e Ontologias de Enfermagem;
  • O conhecimento formal e o saber práxico na conceção de cuidados:

            Capacidade de Raciocínio clínico;

            Desenvolvimento do raciocínio clínico e do conhecimento na prática clínica.

  • Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão em Enfermagem.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, W. (2007). Formação E Aprendizagem Em Contexto Clínico: Fundamentos, Teorias E Considerações Didácticas. Coimbra, Portugal: Formasau.

Benner, P. (2001). De Iniciado A Perito: Excelência E Poder Na Prática Clínica De Enfermagem (Ed. Comemorativa). (A. Queirós &Amp; B. Lourenço, Trad.). Coimbra, Portugal: Quarteto. (Obra Original Publicada Em 1984).

Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing: Theory And Process. United States Os America: Elsiver

Higgs, J., Jones, M.a., Loftus, S., Christensen, N. (2008). Clinical Reasoning In The Health Professions. London: Elsevier

Meleis, A. (1997). Theoretical Nursing: Development &Amp; Progress. 3Rd. Ed., Lippincott, Philadelphia

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