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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Marketing
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4393
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Métodos de ensino

A metodologia a utilizar é multi-métodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interactiva, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica. Os estudantes realizarão um plano de marketing e comunicação dirigido a uma empresa especifica.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Promover as políticas do Marketing e aplicá-las no contexto dos Serviços de Saúde Ocupacional;
  • Formular uma visão integrada dos Serviços da Saúde Ocupacional no âmbito do Marketing Estratégico;
  • Compreender das estratégias genéricas de criação de valor para a organização;
  • Promover boas práticas do marketing relacional, definindo estratégias de relacionamento com o público-alvo;
  • Compreender e integrar a cadeia de valor da organização e o perfil funcional dos seus profissionais;
  • Desenho de um processo de desenvolvimento de um serviço de parceria com o cliente;
  • Compreender o modelo de integração na cadeia de valor da organização-alvo;
  • Implementar, monitorizar e atualizar no tempo o seu plano de marketing;
  • Compreender a importância da investigação na área e desenvolvimento de competências de gestão de marketing nos serviços.

Competências:

De acordo com o Regulamento n.º 372/2018, de 15 de junho de 2018, da Ordem dos Enfermeiros:

  • Desenvolve uma prática profissional, ética e legal, em Enfermagem do Trabalho, agindo de acordo com as normas legais, os princípios éticos e a Deontologia Profissional.
  • Desenvolve um processo de gestão de cuidados de enfermagem, de elevada perícia, ao trabalhador ou grupos de trabalhadores em ambiente laboral/ocupacional, num contexto de actuação multiprofissional, de modo a garantir um atendimento integral de qualidade, preventivo, efetivo e oportuno.

E ainda:

  • Constrói um espírito critico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial em contexto de Serviços de Saúde e Segurança do trabalho;
  • Compreensão do domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional em serviços de saúde e segurança do trabalho;
  • Desenvolvimento de competências de gestão e administração do marketing de serviços e utilização das ferramentas que este oferece para um melhor desempenho do planeamento, dos processos e das relações entre os diferentes interlocutores no seio de uma organização;
  • Desenvolvimento das estratégias e objetivos do plano, sustentando-os, nas novas áreas da comunicação, marketing digital e networking.


Estagios

Nao


Programa

1. O porquê do marketing no séc. XXI;

2. Marketing enquanto atividade que gere relações de troca com horizonte de longo prazo - enquadramento;

3. Gestão de marketing nos serviços de saúde ocupacional, a sua visão, função e aplicação;

4. Análise da Cadeia de Valor da organização versus as mais-valias da oferta/serviço de saúde ocupacional;

5. Plano de marketing – enquadramento e perspetiva da construção à implementação;

6. Estrutura plano de marketing em serviços de saúde ocupacional;

7. Marketing relacional – serviços e organizações Marketing Oriented;

8. Estudo e desenvolvimento de casos práticos.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho escrito: 100.0%


Itens Bibliograficos


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